O Cartório Eleitoral da cidade de Porto União realizou na noite de quinta-feira, 21 de julho, a primeira reunião de muitas que serviram para levar orientação para os futuros candidatos a vereador e prefeito, nas eleições 2016. A reunião da noite de quinta-feira teve como objetivo levar aos pré-candidatos e aos partidos, orientações fundamentais para o sucesso junto às ordens do pleito eleitoral.
O Juiz Eleitoral das cidades de Porto União, Matos Costa e Irineópolis, José Aranha Pacheco, junto ao chefe do Cartório, Brainer Kist, realizaram na noite de quinta-feira, 21 de julho, a primeira de muitas reuniões com os pré-candidatos ao cargo de vereador e prefeito nas três cidades, de abrangência do Cartório com sede em Porto União. A reunião teve como mérito levar orientações básicas, mas que fazem toda a diferença no percurso das eleições 2016.
A reunião foi feita na sala de reuniões do Senac Porto União, com inicio às 19h30, com vários pré-candidatos das três cidades e também de membros dos diversos partidos políticos.
De inicio o senhor Juiz de Direito e que corresponde a Justiça Eleitoral neste pleito, José Aranha Pacheco, fez a sua apresentação aos convidados e disse que faz dois anos que está residindo em Porto União, e está no lugar do seu colega, Juiz Amaral.
Na sequência a palavra foi passada ao chefe do Cartório Eleitoral de Porto União, Brainer Kist, que enfatizou o que pode e não pode ser feito nas eleições 2016, como prevê a nova mini reforma eleitoral.
A pauta da reunião:
A Justiça Eleitoral de Porto União, disponibilizou para os partidos e para a imprensa, a apresentação feita na noite desta quinta-feira, 21 de julho. A comunidade pode ter acesso ao conteúdo apresentado e conferir o que realmente pode e o que não pode ser feito nesta eleição.
Confira no conteúdo Reunião com Partidos Políticos Versão Final.
Reunião com Partidos Políticos Versão Final
Entrevista:
Após a reunião o Juiz Eleitoral José Aranha Pacheco, conversou com exclusividade com o jornalismo da Rádio Colmeia, e enfatizou sobre a reunião, como será a eleição deste ano e sobre as novas regras da mini reforma eleitoral. Para Pacheco a reunião com os pré-candidatos e membros de partidos foi bem esclarecedora.
Outro assunto que foi destacado para os pré-candidatos e para os partidos, foi sobre os gastos que vão ser utilizados na campanha. Vale lembrar que na quinta-feira o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgou a lista completa das cidades e quanto os candidatos para vereadores e prefeitos podem gastar. Pacheco afirmou que as mudanças na fiscalização têm com a Operação Lava-Jato, que fiscaliza os valores repassados para candidatos e partidos.
Com as mudanças na mini reforma eleitoral, a propaganda dos partidos e candidatos também tiveram mudanças. Nas ruas é proibida a colocação de placas e bandeiras paradas. Já no rádio a propaganda eleitoral gratuita será de 10 minutos sendo das 7h às 7h10 e às 12h às 12h10 de segunda a sábado.
O magistrado comentou sobre a nova mini reforma eleitoral que já está em vigor para as eleições 2016, e disse que as normas são feitas em Brasília e devem ser cumpridas por todos os Juízes e candidatos.
Hoje com a tecnologia uma das ferramentas que pode ser utilizada para levar informações para os eleitores é a internet, mas o candidato deve fazer a comunicação para o cartório Eleitoral sobre o link de sua página oficial .
O eleitor pode seguir o trabalho do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como dos Estados nos sites: http://www.tse.jus.br/ Paraná http://www.tre-pr.jus.br/ Santa Catarina http://www.tre-sc.jus.br/site/index.html