Um mês sem beber álcool? Conheça a proposta do ‘Janeiro Seco’ » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Um mês sem beber álcool? Conheça a proposta do ‘Janeiro Seco’


11 de janeiro de 2024

A campanha de saúde pública, conhecida como ‘Dry January’, busca desafiar os indivíduos a pararem de consumir bebidas alcóolicas por um mês; entenda

Ilustrativa/Freepik

Já começou as suas metas para 2024? Se uma delas inclui diminuir o consumo de álcool, a proposta do “Janeiro Seco” pode ser um ponto de partida. A campanha, praticada nos Estados Unidos e na Europa, consiste em deixar as bebidas alcoólicas de lado por um mês.

A ideia para os 30 dias de sobriedade começou em 2013, no Reino Unido. Agora, em sua 11ª edição, a campanha da Alcohol Change UK destaca os benefícios da pausa, citando uma pesquisa conduzida pelo Royal Free Hospital e publicada no British Medical Journal em 2018.

A observação buscava avaliar mudanças nos fatores de risco metabólicos e fatores de crescimento relacionados ao câncer, associados com a abstinência ao álcool em curto prazo.

O resultado, de acordo com a Alcohol Change, foi a redução da pressão arterial, do risco de diabetes, colesterol e de níveis de proteínas relacionadas ao câncer no sangue.

“A gente tá vindo de um mês (dezembro) de muitas confraternizações, de ceias, férias. Então é um momento em que as pessoas normalmente costumam exagerar na bebida alcoólica”, destaca a nutricionista Thaís Gondim ao O POVO.

Quer saber mais sobre o “Janeiro Seco”, ou “Dry January”, e os seus benefícios? Confira a seguir.

Janeiro Seco: efeitos de um mês sem álcool

Para Gondim, os efeitos de retirar o álcool começam por um processo de desinflamação do corpo. Os impactos podem ser sentidos também na disposição do indivíduo, mesmo que inicialmente a pausa possa incomodar.

De acordo com a organização Alcohol Change UK, um mês livre de bebidas alcoólicas ajuda na diminuição dos poros faciais. O álcool é conhecido por reduzir a produção do hormônio antidiurético, contribuindo para a perda de água e sódio mais rapidamente.

Janeiro Seco: dicas para começar o desafio

Aos que costumam beber com frequência, Gondim indica uma redução gradual, com a troca por uma versão sem álcool. “Ou realmente tentar parar e ficar os 30 dias sem bebida alcoólica mesmo, aproveitar esse momento para descobrir novos sabores”, completa.

Em publicação realizada pelo editor executivo da Harvard Men’s Health Watch, Matthew Solan, a criação de um grupo de apoio é outra opção, mas o período de sobriedade pode revelar sinais de problemas com álcool.

Ansiedade, mãos trêmulas, dor de cabeça, náusea, vômito, sudorese e insônia são alguns sintomas que podem indicar algum nível de dependência com a bebida alcóolica. Normalmente, esses sinais aparecem dois ou três dias após parar de beber.

**Via O Povo

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Matrículas da rede estadual para o ano letivo de 2025 encerram nesta sexta-feira

As matrículas e rematrículas da rede estadual de ensino do Paraná para o ano letivo de 2025 encerram nesta sexta-feira (06). Os interessados devem realizar o procedimento exclusivamente de forma online, por meio da Área do Aluno, no site da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR). O limite de horário para concluir o processo e garantir […]

Do Paraná para os EUA: jovem quer mudar a história da família no Ganhando o Mundo Agrícola

Vinicius Stukowski Camargo, de 16 anos, já está acostumado a enfrentar desafios. Aluno dedicado do Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola de São Mateus do Sul, ele viveu uma reviravolta em sua vida desde que ingressou na unidade, no início de 2024. Morador da zona rural de São João do Triunfo, nos Campos Gerais, uma […]

Santa Catarina atinge meta de vacinação contra o sarampo e não registra casos da doença desde 2021

A Secretaria de Estado da Saúde apresenta um avanço significativo na proteção da população contra o sarampo, uma doença altamente contagiosa e potencialmente grave. Nos últimos dois anos, a vacina da tríplice viral, que protege contra a doença, atingiu a meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde. O índice vacinal em 2023 foi de […]