Um mês sem beber álcool? Conheça a proposta do ‘Janeiro Seco’ » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Um mês sem beber álcool? Conheça a proposta do ‘Janeiro Seco’


11 de janeiro de 2024

A campanha de saúde pública, conhecida como ‘Dry January’, busca desafiar os indivíduos a pararem de consumir bebidas alcóolicas por um mês; entenda

Ilustrativa/Freepik

Já começou as suas metas para 2024? Se uma delas inclui diminuir o consumo de álcool, a proposta do “Janeiro Seco” pode ser um ponto de partida. A campanha, praticada nos Estados Unidos e na Europa, consiste em deixar as bebidas alcoólicas de lado por um mês.

A ideia para os 30 dias de sobriedade começou em 2013, no Reino Unido. Agora, em sua 11ª edição, a campanha da Alcohol Change UK destaca os benefícios da pausa, citando uma pesquisa conduzida pelo Royal Free Hospital e publicada no British Medical Journal em 2018.

A observação buscava avaliar mudanças nos fatores de risco metabólicos e fatores de crescimento relacionados ao câncer, associados com a abstinência ao álcool em curto prazo.

O resultado, de acordo com a Alcohol Change, foi a redução da pressão arterial, do risco de diabetes, colesterol e de níveis de proteínas relacionadas ao câncer no sangue.

“A gente tá vindo de um mês (dezembro) de muitas confraternizações, de ceias, férias. Então é um momento em que as pessoas normalmente costumam exagerar na bebida alcoólica”, destaca a nutricionista Thaís Gondim ao O POVO.

Quer saber mais sobre o “Janeiro Seco”, ou “Dry January”, e os seus benefícios? Confira a seguir.

Janeiro Seco: efeitos de um mês sem álcool

Para Gondim, os efeitos de retirar o álcool começam por um processo de desinflamação do corpo. Os impactos podem ser sentidos também na disposição do indivíduo, mesmo que inicialmente a pausa possa incomodar.

De acordo com a organização Alcohol Change UK, um mês livre de bebidas alcoólicas ajuda na diminuição dos poros faciais. O álcool é conhecido por reduzir a produção do hormônio antidiurético, contribuindo para a perda de água e sódio mais rapidamente.

Janeiro Seco: dicas para começar o desafio

Aos que costumam beber com frequência, Gondim indica uma redução gradual, com a troca por uma versão sem álcool. “Ou realmente tentar parar e ficar os 30 dias sem bebida alcoólica mesmo, aproveitar esse momento para descobrir novos sabores”, completa.

Em publicação realizada pelo editor executivo da Harvard Men’s Health Watch, Matthew Solan, a criação de um grupo de apoio é outra opção, mas o período de sobriedade pode revelar sinais de problemas com álcool.

Ansiedade, mãos trêmulas, dor de cabeça, náusea, vômito, sudorese e insônia são alguns sintomas que podem indicar algum nível de dependência com a bebida alcóolica. Normalmente, esses sinais aparecem dois ou três dias após parar de beber.

**Via O Povo

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]