Um mês sem beber álcool? Conheça a proposta do ‘Janeiro Seco’ » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Um mês sem beber álcool? Conheça a proposta do ‘Janeiro Seco’


11 de janeiro de 2024

A campanha de saúde pública, conhecida como ‘Dry January’, busca desafiar os indivíduos a pararem de consumir bebidas alcóolicas por um mês; entenda

Ilustrativa/Freepik

Já começou as suas metas para 2024? Se uma delas inclui diminuir o consumo de álcool, a proposta do “Janeiro Seco” pode ser um ponto de partida. A campanha, praticada nos Estados Unidos e na Europa, consiste em deixar as bebidas alcoólicas de lado por um mês.

A ideia para os 30 dias de sobriedade começou em 2013, no Reino Unido. Agora, em sua 11ª edição, a campanha da Alcohol Change UK destaca os benefícios da pausa, citando uma pesquisa conduzida pelo Royal Free Hospital e publicada no British Medical Journal em 2018.

A observação buscava avaliar mudanças nos fatores de risco metabólicos e fatores de crescimento relacionados ao câncer, associados com a abstinência ao álcool em curto prazo.

O resultado, de acordo com a Alcohol Change, foi a redução da pressão arterial, do risco de diabetes, colesterol e de níveis de proteínas relacionadas ao câncer no sangue.

“A gente tá vindo de um mês (dezembro) de muitas confraternizações, de ceias, férias. Então é um momento em que as pessoas normalmente costumam exagerar na bebida alcoólica”, destaca a nutricionista Thaís Gondim ao O POVO.

Quer saber mais sobre o “Janeiro Seco”, ou “Dry January”, e os seus benefícios? Confira a seguir.

Janeiro Seco: efeitos de um mês sem álcool

Para Gondim, os efeitos de retirar o álcool começam por um processo de desinflamação do corpo. Os impactos podem ser sentidos também na disposição do indivíduo, mesmo que inicialmente a pausa possa incomodar.

De acordo com a organização Alcohol Change UK, um mês livre de bebidas alcoólicas ajuda na diminuição dos poros faciais. O álcool é conhecido por reduzir a produção do hormônio antidiurético, contribuindo para a perda de água e sódio mais rapidamente.

Janeiro Seco: dicas para começar o desafio

Aos que costumam beber com frequência, Gondim indica uma redução gradual, com a troca por uma versão sem álcool. “Ou realmente tentar parar e ficar os 30 dias sem bebida alcoólica mesmo, aproveitar esse momento para descobrir novos sabores”, completa.

Em publicação realizada pelo editor executivo da Harvard Men’s Health Watch, Matthew Solan, a criação de um grupo de apoio é outra opção, mas o período de sobriedade pode revelar sinais de problemas com álcool.

Ansiedade, mãos trêmulas, dor de cabeça, náusea, vômito, sudorese e insônia são alguns sintomas que podem indicar algum nível de dependência com a bebida alcóolica. Normalmente, esses sinais aparecem dois ou três dias após parar de beber.

**Via O Povo

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira metade da parcela do 13º salário, a partir desta quarta-feira (24). Em geral, a primeira parcela do abono anual, também conhecido como 13º dos beneficiários da Previdência Social, ocorre em agosto de cada ano. No mês passado, o governo […]

Nova feira dos produtores rurais em União da Vitória promete surpreender

A feira contará com uma ampla gama de comodidades, incluindo uma cobertura de policarbonato em estrutura metálica, barracas externas com toldo e calçadas União da Vitória está prestes a receber uma adição marcante, com Nova Feira dos Produtores Rurais. Esta iniciativa, que está sendo realizada pela Prefeitura com investimento federal através de emenda do Deputado […]

Transformação digital: novo sistema comercial da Celesc disponibilizará mais de 80 serviços online

Migração vai acontecer no fim deste mês, quando o atendimento funcionará de forma parcial por três dias úteis A partir de 07 de maio, os mais de 3,5 milhões de clientes da Celesc terão acesso a todos os serviços da distribuidora de forma mais ágil, prática e intuitiva, sem precisar sair de casa. Isto porque, […]