Mais uma vez, vândalos retiraram o bloqueio colocado pelo Departamento de Estrada e Rodagem do Paraná (DER), junto com a Defesa Civil de União da Vitória, devido à queda de barreira na PR 466, entre a ponto Interventor Manoel Ribas (ponte dos Arcos), até a BR 153, passando pelo bairro Dona Mercês.
A retirada do guard rail e de boa parte das pedras e da placa de ‘trânsito impedido’ foi retirada na manhã deste sábado, 22 de dezembro.
A informação chegou para a redação da Rádio Colmeia, no início da tarde. Já às 14h30 a reportagem esteve no local, onde pode fazer algumas imagens da retirada do bloqueio nos dois sentidos como da parte das rochas que ainda está cedendo devido às chuvas dos últimos dias.
Mesmo com o perigo de desabamento muitos motoristas de moto como de automóveis ignoram o risco e passam pelo via como nada estivesse acontecendo.
A PR 466, hoje apresenta vários problema, além da queda de barreira, o asfalto está com várias rachaduras e buracos e o mato já começa a invadir a rodovia.
Após a reportagem estar na PR foi feito contato com a Prefeitura de União da Vitória, que informou que já estava mantendo contato com o DER e em seguida as equipes do Setor de Obras, Defesa Civil e do DER, estariam indo até a PR 466, para as devidas providências.
Nesta semana a Rádio Colmeia, solicitou uma nota oficial por parte do DER, sobre a via, sendo respondido às 16h10 desta sexta-feira, 21 de dezembro, que diz: “O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) ressalta que o trecho da PR-466 entre o entroncamento com a BR-153 e a Ponte Manoel Ribas, sobre o Rio Iguaçu, continua bloqueado para o tráfego. Trata-se de uma medida de segurança, devido ao risco de novos deslizamentos de pedras.
O DER-PR já publicou o edital para elaboração do projeto de engenharia para estabilização do talude na rodovia PR-466, entre os Km 429,90 e 430,20, com extensão de 300 metros e altura média de 30 metros.
As propostas serão recebidas até 5 de fevereiro de 2019 e a abertura ocorrerá no dia 6 de fevereiro, às 14h30. O investimento máximo no projeto será de R$ 248 mil. O edital está disponível no portal Compras Paraná: http://www.comprasparana.pr.gov.br/ “, afirma a nota.