Na tarde dessa sexta-feira, 27, a tirolesa do Complexo Turístico Morro da Cruz foi inaugurada em Porto União pelo prefeito Eliseu Mibach e demais autoridades.
Uma pequena demonstração foi realizada nos quase 800 metros de cabo que levam até o Parque do Centenário, próximo ao balneário Santa Rosa, em uma velocidade de aproximadamente 54km.
Para o prefeito Eliseu essa é uma grande conquista para o turismo de Porto União, atraindo mais investimentos e visitantes. A emoção tomou conta em suas palavras ao discursar na inauguração. “É um momento histórico para o município de Porto União. O momento em que entregamos a primeira fase desse projeto”, disse ele.
O representante da empresa Eco&Eco complementou que a obra não está finalizada. “A gente não está finalizando uma etapa do projeto, na realidade estamos dando o pontapé inicial de uma das coisas que vão ser uma das maiores transformações regionais aqui, que é a indústria do turismo”, ressaltou.
O investimento é de mais de R$3 milhões de reais e as obras são executadas pelo Grupo Eco&Eco, visando a integração de Porto União em rotas turísticas já consolidadas e outros projetos de grande envergadura como o Caminho do Rio do Peixe nas cidades do Meio-oeste Catarinense, tendo o turismo com uma excelente fonte de geração de renda para municípios com belezas naturais onde Porto União será o ponto inicial.
O projeto propõe a integração dos pontos turísticos urbanos como o Morro da Cruz, o Balneário Santa Rosa, Parque do Centenário, Instituto Grünenwald entre outros.
A conexão entre o Instituto Grunenwald, Morro da Cruz e Parque do Centenário poderá ser feita futuramente por meio de um teleférico (bondinho). Haverá funicular (tipo especial de caminho de ferro utilizado para subir terrenos muito inclinados) ligando o topo do morro à Via Sacra.
O Parque linear será mais uma opção para aproveitar os espaços nas margens dos rios Iguaçu e Pintado. Novas trilhas serão abertas no Morro da Cruz aproveitando alternativas como arvorismo, downhill e trenó de montanha.
No topo do morro serão construídos mirantes, área comercial, estrutura com banheiros e bebedouros e a estação funicular assemelhando-se à estruturas de sucesso implantadas em outras cidades turísticas.