Rádio Colmeia Workshop analisa potencial turístico em Porto União » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Workshop analisa potencial turístico em Porto União


11 de setembro de 2019

Foto: Grupo Eco&Eco

No último dia 2 de setembro, o gestor de projetos de inovação do grupo Eco&Eco, Wilson Miguel, realizou um workshop com o tema diagnóstico turismo sustentável. O evento aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e reuniu interessados em prosperar o setor turístico do município. Com 20 anos de mercado e 157 projetos realizados em todas as regiões do país, a empresa tem cases de sucesso que se espalham pelo Brasil e são referência na região Sul. Entre eles, está a cidade de Itá, no oeste de Santa Catarina, que além de inventariar, diagnosticar e planejar o desenvolvimento sustentável, dobrou o valor das receitas arrecadadas com o turismo no último ano.

Porto União

Com o propósito de compartilhar conhecimento, os participantes do workshop tiveram em primeira mão o diagnóstico turístico do município e uma representação gráfica na qual encontram-se os oitos pilares básicos do desenvolvimento sustentável.

O grupo, ao analisar o potencial turístico de Porto União, identificou que já existem produtos e atrativos que precisam ser potencializados e uma gama enorme de outros atrativos e produtos que podem ser lançados no curto prazo, tornando o município referência turística regional e alavancando a arrecadação do município.

Além de identificar que existem três pontos (planejamento, Integração social e divulgação) que precisam ser trabalhados, o Grupo Eco elaborou um plano de ações que foram entregues a Secretaria de Turismo e ao Conselho Municipal do segmento, com prazos e metas específicas. Entre elas estão: inventário turístico, diagnóstico, definições de vocações turísticas, pesquisa, análise e desenvolvimento do plano de obras e produtos, definição de público alvo, entre outros.

 

Turismo Sustentável

Foto: Grupo Eco&Eco

Apesar do turismo sustentável ser uma missão desafiadora, a Organização Mundial do Turismo, o Ministério do Turismo e os estudos do Ministério do Turismo apontam a atividade turística como oportunidade única de fazer avançar as esferas econômica, social e ambiental, além de ser a atividade com maior poder de crescimento no curto prazo.

Segundo Wilson Miguel, gestor de projetos da empresa, um dos primeiros passos para o desenvolvimento de ações e projetos sustentáveis é conhecer e saber exatamente em qual posição encontram-se os oitos pilares básicos do desenvolvimento sustentável. Esse programa utiliza-se de um conjunto de ferramentas e metodologia aplicada para um diagnóstico preciso que permite orientar as próximas ações.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Representantes da Ambev visitam o município de Bituruna

Nesta manhã de quarta-feira, 24, o vice prefeito Rogerio Dalgallo e colaboradores municipais representaram o prefeito Rodrigo Rossoni que está cumprindo agenda em Curitiba, receberam integrantes da Ambev e da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Estado do Paraná. Os visitantes conheceram o projeto de produção de pinhão e erva mate das pequenas propriedades […]

Cinco novos casos e quatro pacientes curados em Cruz Machado

Nesta quarta-feira, 24, o município de Cruz Machado registrou cinco novos casos de Covid-19 e quatro pacientes recuperados. As informações foram divulgadas por meio do boletim epidemiológico emitido pela secretaria de Saúde. Agora a cidade tem um total de 275 casos confirmados. Destes, 241 estão recuperados, 31 seguem ativos com dois pacientes internados na enfermaria, […]

Pesquisa revela potencial catarinense para produzir café especial

Há gerações, cafezais crescem no Leste de Santa Catarina sob a sombra da Mata Atlântica ou de outros cultivos agrícolas. Um conhecimentode famílias agricultoras que optaram pela convivência harmoniosa da natureza com o cultivo do grão, que vai dar origem a um café especial, com alto apelo econômico e ambiental. Um estudo comprovou que o café […]