Workshop analisa potencial turístico em Porto União » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Workshop analisa potencial turístico em Porto União


11 de setembro de 2019

Foto: Grupo Eco&Eco

No último dia 2 de setembro, o gestor de projetos de inovação do grupo Eco&Eco, Wilson Miguel, realizou um workshop com o tema diagnóstico turismo sustentável. O evento aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e reuniu interessados em prosperar o setor turístico do município. Com 20 anos de mercado e 157 projetos realizados em todas as regiões do país, a empresa tem cases de sucesso que se espalham pelo Brasil e são referência na região Sul. Entre eles, está a cidade de Itá, no oeste de Santa Catarina, que além de inventariar, diagnosticar e planejar o desenvolvimento sustentável, dobrou o valor das receitas arrecadadas com o turismo no último ano.

Porto União

Com o propósito de compartilhar conhecimento, os participantes do workshop tiveram em primeira mão o diagnóstico turístico do município e uma representação gráfica na qual encontram-se os oitos pilares básicos do desenvolvimento sustentável.

O grupo, ao analisar o potencial turístico de Porto União, identificou que já existem produtos e atrativos que precisam ser potencializados e uma gama enorme de outros atrativos e produtos que podem ser lançados no curto prazo, tornando o município referência turística regional e alavancando a arrecadação do município.

Além de identificar que existem três pontos (planejamento, Integração social e divulgação) que precisam ser trabalhados, o Grupo Eco elaborou um plano de ações que foram entregues a Secretaria de Turismo e ao Conselho Municipal do segmento, com prazos e metas específicas. Entre elas estão: inventário turístico, diagnóstico, definições de vocações turísticas, pesquisa, análise e desenvolvimento do plano de obras e produtos, definição de público alvo, entre outros.

 

Turismo Sustentável

Foto: Grupo Eco&Eco

Apesar do turismo sustentável ser uma missão desafiadora, a Organização Mundial do Turismo, o Ministério do Turismo e os estudos do Ministério do Turismo apontam a atividade turística como oportunidade única de fazer avançar as esferas econômica, social e ambiental, além de ser a atividade com maior poder de crescimento no curto prazo.

Segundo Wilson Miguel, gestor de projetos da empresa, um dos primeiros passos para o desenvolvimento de ações e projetos sustentáveis é conhecer e saber exatamente em qual posição encontram-se os oitos pilares básicos do desenvolvimento sustentável. Esse programa utiliza-se de um conjunto de ferramentas e metodologia aplicada para um diagnóstico preciso que permite orientar as próximas ações.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]