Rádio Colmeia

Abatedouro de peixes é inaugurado em Porto União

junho 15
13:04 2015
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O abatedouro da família Vogel foi inaugurado no final da tarde de sexta-feira, 12, no Distrito de São Miguel da Serra, em Porto União. O prefeito Anízio de Souza e o vice-prefeito Aloísio Salvatti participaram da inauguração, junto com outros integrantes da administração municipal.

Criadores de tilápias, Adão Vogel e sua mulher Margarida e seu filho Joacir, decidiram há dois anos, que precisavam agregar valor em sua produção de peixes. Foi quando surgiu a ideia de construir um abatedouro, para escoar a produção própria. De lá para cá, muito trabalho foi necessário para a construção do local e de todas as licenças e enquadramentos necessários para o funcionamento. Trabalho que foi auxiliado pela médica veterinária Ester Drosdoski, que orientou a família em algumas questões.

Há alguns meses o trabalho gerou resultado, com o início da produção dos Filés de Tilápias Vogel sendo comercializado em Porto União. O primeiro peixe produzido, abatido e empacotado no município e região. Por enquanto, os produtos estão à venda em alguns supermercados da cidade, mas em breve os pontos de venda serão ampliados.

Adão falou um pouco sobre a ideia, “Precisávamos agregar valor ao nosso peixe e por isso surgiu a ideia. Ficamos dois anos estudando e planejando a possibilidade da construção. Como não havia nada na região, precisávamos planejar bem esse passo. É um sonho nosso sendo realizado”, afirmou ele.

O secretário de Agricultura Roberto Bonfleur destacou ainda que esse momento é histórico. “Para nós é gratificante, pois vemos uma evolução do comércio do Peixe em Porto União. É uma grata satisfação ver um produtor rural que assumiu essa ideia. Vários supermercados já estão comercializando esse peixe, que é nosso, produzido aqui em Porto União, isso é uma conquista, pois aproximadamente em 100 km tanto no sul do Paraná como Norte de Santa Catarina não existe um abatedouro. E eles já estão produzindo mais de dois mil quilos por mês de filés, o que representa cerca de seis mil quilos de tilápia beneficiado”, explicou.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A administração municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, já auxiliou na construção de muitos tanques para criação de peixes no interior do município e é um setor que cresce a cada ano com a parceria com outros órgãos públicos e associações.

“Tem que dar os parabéns a essa família. A administração municipal apoiou a construção do abatedouro, mas se não fosse o esforço da família nada disso estaria acontecendo. Com certeza é um empreendimento que irá beneficiar o município. Realmente é um produto com qualidade excepcional e pioneira em nossa região e que podemos explorar muito ainda”, relatou o vice-prefeito Salvatti.

O prefeito Anízio, desde que assumiu a administração municipal tem dado todos os incentivos possíveis para o aumento de criação de peixes e o fortalecimento da associação dos piscicultores, inclusive com a doação de um terreno para a construção de um frigorífico para a Associação dos Aquicultores do Vale do Iguaçu (EcoPeixe). “É um sonho da família, mas também um sonho meu e do Salvatti, pois temos um manancial muito grande de água e quase todas as propriedades rurais tem tanque para produção de peixes, e desde que assumimos a administração municipal temos um projeto de incentivo a produção de peixes no município. É um produto que com certeza irá agregar valores aos produtores rurais em porto União”, destacou Anízio.

A família já pensa em aumentar o empreendimento e aproveitar tudo do peixe, desde o espinho até as partes descartadas da carne.

 

Via comunicação Prefeitura de Porto União.

Share

Sobre o Autor

marciel

marciel

Marciel Borges é jornalista graduado pelo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), onde atualmente faz pós-graduação em MBA Gestão de Produção Criativa em Comunicação. Marciel atuou em emissoras de rádio Comunitária da região e na área da internet, onde pode adquirir conhecimento. No ano de 2012, realizou o seu trabalho de conclusão de Curso (TCC) contanto a História da Rádio Colmeia, sendo convidado para fazer parte do jornalismo digital da emissora.

Artigos Relacionados

3 Comentários

  1. Max
    Max junho 15, 21:38

    Isso já devia ter acontecido a muito tempo!
    Só que tem muito peru agora levando vantagem no projeto da Família Vogel!
    Um é o Sr Roberto Bonfleur que está mamando nos cofres públicos a anos mas mérito a toda administração que o deixa entrar!E outro é o vice que só está se promovendo fazendo campanha porque como político é um zero!Renato abre o olho!!!

    Reply to this comment
  2. Vêniton M Santos
    Vêniton M Santos outubro 06, 14:28

    Pretendo comprar filés de tilápia para exportação.
    Preciso saber se os senhores possuem este tipo de peixe.

    Reply to this comment
  3. João Maria Ferreira Padillha
    João Maria Ferreira Padillha outubro 16, 14:02

    Gostaria que entrassem em contato comigo,possuo uma propriedade rica em água e gostaria de trabalhar com engorda de tilápia. A propriedade se encontra no município de São Mateus do Sul.

    Reply to this comment

Escrever comentário

Calendário

dezembro 2017
DSTQQSS
« nov  
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31 

Últimos Cometários

Parabéns pelo trabalho! Curso de Operador de Retroescavadeira...

Grande amigo Que Deus te dê um bom lugar abençoado...

Realmente a cidade está ficando linda para o Natal. Faltou citar o trabalho dos estudantes...

Colméia no Facebook