Rádio Colmeia

Alerta: Fortes chuvas causam transtornos na região

maio 30
13:05 2019

Fotos: Divulgação

A chuva na madrugada desta quinta-feira, 30 de maio, deixou um rastro de destruição em Porto União e União da Vitória, deixando as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros em estado de alerta.

A chuva teve início por volta da 1h, com muitos raios e trovões. A área central de Porto União, nas ruas Matos Costa, Prudente de Moraes e Siqueira Campos, ficaram totalmente alagadas, sendo que a água chegou a invadir o interior de vários estabelecimentos comerciais.

Na rua Marechal Deodoro, uma pedra se desprendeu do morro e ficou sobre a via. Equipes da Defesa Civil foram para o local e realizaram a sinalização para evitar que pedestres e condutores passassem por ali.

Já na rua Coronel Amazonas, houve alagamento seguido de desmoronamento. Devido às fortes chuvas e com o acumulo de água, os muros de uma residência desmoronaram, alagando o pátio e vindo a derrubar a garagem. Um fusca que estava no local, acabou sendo levado em direção a residência. O automóvel colidiu com um pilar que acabou caindo, sendo necessário realizar o processo de escoramento para não deixar cair a cobertura da casa. Já no interior da residência, a água chegou a alagar certa de trinta cm, danificando eletrodomésticos, utensílios e móveis.

Na cidade de União da Vitória, várias ruas também ficaram alagadas e a equipe da Secretaria Municipal de Obras e da Defesa Civil já estão trabalhando na limpeza dos bueiros para a água poder escoar. Um dos pontos também atingidos na cidade foi o Centro Municipal de Educação Infantil Odete Conti, no bairro São Bernardo, sendo que a enxurrada causou o destelhamento do educandário.

Fotos: Divulgação

O Secretário da Educação de União da Vitória, Ricardo Brugnago, em entrevista a Rádio Colmeia, comenta como será o atendimento no educandário devido ao destelhamento da instituição, acompanhe:

 

 

Nível do rio Iguaçu passa dos quatro metros:

Quando a chuva começou, por volta da 1h, o nível do rio estava em 3,89, já às 4h, segundo o site de monitoramento da Copel, o rio chegou a 4,03 e desde então, o rio subiu um e dois centímetros por hora. Às 11h, o nível do rio Iguaçu chegou a 4,19, estando ás 12h, em 4,24.

Durante o “Meio Dia Paraná” da Rede Paranaense de Comunicação (PRC), a Defesa Civil do Estado do Paraná comentou que também está monitorando o rio Iguaçu, pois toda chuva que caiu em Curitiba vem para União da Vitória, e segundo a Defesa Civil, a chuva deve seguir até domingo.

Lembrando que o nível de alerta em União da Vitória é de 5,30. Próximo deste nível, as equipes da Defesa Civil vão para as áreas de risco ajudar os moradores.

BR 153, Serra do Leão:

A chuva mais forte ocorreu na BR 153 entre União da Vitória e General Carneiro por volta das 3h, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O percurso da Serra do Leão foi a mais atingida, pois além de muita água, teve chuva de granizo e fortes ventos, que deixaram muitas árvores caídas e a rodovia em meia pista.

Às 7h os policiais fizeram uma ronda entre as cidades de União da Vitória e General Carneiro, confirmando que a BR 153 está liberada, entretanto, os condutores devem manter a atenção redobrada.

 Região Sul do Paraná:

Em Bituruna, as estradas estão alagadas e a água chegou a cobrir as estruturas de várias pontes. Em General Carneiro, Porto Vitória e Cruz Machado, a situação de alagamento em vias e casas não é diferente.

Até o fechamento desta reportagem, as equipes de segurança pública de Porto União, União da Vitória, General Carneiro, Bituruna, Porto Vitória e Cruz Machado, não confirmam se houve vítimas.

Ajuda, ligue:

Em caso de precisão, ligue para o Corpo de Bombeiros através do 193, Polícia Militar 190 ou Defesa Civil de União da Vitória no: (42) 3524 20 69.

 

Tags
Share

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

fevereiro 2020
D S T Q Q S S
« jan    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829

Últimos Cometários

Essa reclamação tem ser feita para o atual governo do Brasil na pessoa de Paulo...

Que absurdo isso, um pai ou uma mãe responssavelque se prese cuida de 10 filhos...

Acabou a paz nessa regiao...

Colméia no Facebook