Copel realiza reunião da termoelétrica

Escute a rádio

Copel realiza reunião da termoelétrica


17 de fevereiro de 2016

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado estadual Hussein Bakri promoveu mais uma vez o encontro entre a Copel, Associação Comercial e Empresarial de União da Vitória, representada por seu presidente Daniel Breyer, Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centrosul do Paraná (Cacesul), representada pela presidente Maria Salette Rodrigues de Mello, e as empresas Dissenha S/A, e Remasa Reflorestadora S/A – notoriamente duas das maiores produtoras de madeiras na região. O assunto era novamente a instalação da Termelétrica na região de União da Vitória.
No encontro foram respondidas dúvidas do setor que deverá ser o responsável pela produção do combustível da Termelétrica, que nesse caso será movida à Biomassa (ou seja, o combustível são os cavacos: pinos e eucaliptos). Essa é a fase inicial do projeto, fase de garantia de fornecimento. Por óbvio, no decorrer do processo todos os produtores poderão comercializar com a Usina Termelétrica.
Ficou definido que em no máximo 40 dias a Copel deverá enviar um estudo para os empresários com os números necessários para a viabilização da Termelétrica de 30, 40 ou 50 Megawatts por exemplo. Para o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Copel, Jonel Nazareno Iurk, a instalação da termelétrica é totalmente viável. “Temos que ter uma garantia de que teremos combustível por 25 anos, que é o prazo de vigência do contrato, mas acredito no potencial da região, e vamos esperar agora a resposta dos responsáveis pela produção dos cavacos para dar continuidade ao processo de instalação”.
Para Alceu Gugelmin Junior, diretor presidente da Remasa Reflorestadora S/A, as duas empresas têm potencial necessário para a produção da biomassa, que agora depende apenas dos números para terminar o estudo. “Temos que estudar os números que a Copel vai nos apresentar, por que é um investimento que temos o retorno à longo prazo, mas temos interesse em fechar a parceria ” ,complementou Alceu.
Essa não é a primeira reunião que acontece para discutir a instalação da termelétrica. Outros encontros realizados por intermédio do deputado estadual Hussein Bakri já aconteceram. No último, Jonel Nazareno Iurk sinalizou positivamente para a instalação da Usina Termelétrica.

 

Usinas termelétricas:

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A geração de energia a biomassa é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente do que outras formas de energia, como as obtidas a partir da utilização de combustíveis fósseis, como petróleo e carvão mineral. É uma energia limpa quando vista em seu balanço de carbono, ou seja, para cada árvore queimada, outra será plantada. Uma nova árvore consegue absorver todo o carbono originado da queima da biomassa utilizada.

 

Via comunicação deputado Hussein Bakri.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]