Cruz Machado desenvolve ações no cultivo de erva-mate

Escute a rádio

Cruz Machado desenvolve ações no cultivo de erva-mate


11 de maio de 2016

A cidade de Cruz Machado, já é conhecida como a maior produtora de Erva-Mate, e tem como meto continuar sendo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de contribuir no desenvolvimento da agricultura familiar no município, Cruz Machado está desenvolvendo importantes ações com unidades de referência no cultivo de erva-mate. A ação é uma parceria entre Prefeitura de Cruz Machado, Cooperativa Coopafi, Ervateira Baldo e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

São três unidade que compõem o projeto. As propriedades selecionadas que receberam as unidades de referência são: do agricultor Eugênio Kovalczik, na Linha dos Couros; do produtor Lauro Naumiuk, na comunidade Linha Palmital; e do agricultor Osmar Kseniuk, na 6ª Vicinal Vitória. São plantações com aplicação de técnicas diferenciadas. Na Linha dos Couros a plantação é de erva-mate nativa, com sombras e ao sol aberto; na comunidade Palmital a erva-mate é toda plantada e sombreada; na comunidade Vitória a erva-mate é plantada e ao céu aberto.

O projeto tem como objetivo a recuperação, implantação e manejo dos ervais. São realizadas análises de solo de adubação e podas, em breve serão promovidos dias de campos para os agricultores, com o propósito de repassar as técnicas utilizadas e os resultados alcançados. “Com o desenvolvimento de todas essas ações, estaremos aumentando a produção de erva-mate com mais qualidade em Cruz Machado”, comenta o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Silmar Kazenoh.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A criação das unidades de referência tem como objetivo melhorar a qualidade da produção, analisar períodos e técnicas de poda e a forma correta para realizar os procedimentos de produção. Nas áreas de plantio de erva-mate serão realizadas podas de acordo os procedimentos já realizados pelos produtores e também a poda através de um novo sistema, para que possam ser comparadas as técnicas na prática.

O município de Cruz Machado é reconhecido nacionalmente como o maior produtor de erva-mate do Brasil. Segundo dados da Secretaria Municipal da Agricultura, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) e Departamento de Economia Rural (Deral), somente em 2014 a área de plantação da erva-mate foi de seis mil hectares e a produção de 75 mil toneladas. Segundo dados prévios levantados, o valor gerando em 2014 e de 2015 deve ultrapassar R$ 200 milhões. A erva-mate é uma das culturas mais importantes para o desenvolvimento no município.

Via comunicação Prefeitura de Cruz Machado.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]