Missão Internacional retorna com novos objetos para o Sul do PR » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Missão Internacional retorna com novos objetos para o Sul do PR


22 de novembro de 2018

Foto: comunicação Prefeitura de União da Vitória

Fomentar ações binacionais de desenvolvimento territorial integrado voltado ao diálogo produtivo local por meio de negócios e integração para o desenvolvimento. Esse foi o principal objetivo da Missão Internacional dos Territórios da Regional Sul promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro-Sul do Paraná (Cacesul) encerrada na segunda-feira 19 de novembro, depois de sete dias cumprindo agendas de negócios num corredor de fronteira entre a Alemanha e a França.

Empresários e prefeitos da região Sul do Paraná tomaram parte do grupo de trabalho, entre os quais o prefeito Hilton Santin Roveda. “Estamos aproveitando o momento de expectativa positiva que o Brasil já vive com a chegada de um novo governo e representado nossa União da Vitória, participando de importantes reuniões no parlamento europeu juntamente com representantes de outros países e municípios circunvizinhos como Bituruna e São Mateus do Sul e até da fronteira com a Argentina”, destacou Santin.

Na visão do Sebrae, um território de necessita atuar e contextualizar as relações bilaterais em nível local, regional e federal, pois seus espaços são razão de aproximação ou de distanciamento. “A melhoria do ambiente para as empresas passa pelo fortalecimento do diálogo e visão integrada do território transfronteriço”, destacou o Secretário de Desenvolvimento Econômico da prefeitura, Valter Cano.

A agenda de trabalhos incluiu visitações a diversos empreendimentos do eixo de oito municípios entre Frankfurt/Colmar (França). Também houve atividades em Stuttgart (Alemanha).

A empresária e advogada Maria Salette Rodrigues de Melo, presidente do Território Iguaçu e da Cacesul, destacou que o mais importante é a integração que uma viagem como essa proporciona. “Uma oportunidade única de levar de volta para o Brasil informações em termos de inovação e tecnologia”, afirmou Salette. Pare ela a parceria público-privada existente nos municípios visitados é um dos instrumentos mais eficazes notados. “É o grande sucesso que percebemos, todos trabalhando juntos”, resumiu.

José Maria Cruz, responsável pela relação entre a União Européia e a América do Sul, explicou que uma das responsabilidades do órgão é harmonizar a legislação transfronteiriça. “Por exemplo, se há normas diferentes entre dois país para determinado relacionamento comercial, é aqui no Parlamento Europeu que discutimos, ajustamos e harmonizamos o marco legislativo”, explicou.

Ele destacou, por exemplo, que estas experiências podem melhorar as relações entre os países do Mercosul e atender as demandas dos seus municípios.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]