Porto União realiza Sala de Situação para combater a dengue

Escute a rádio

Porto União realiza Sala de Situação


14 de março de 2017

Foi realizada para gerenciamento e controle das ações de intensificação do combate ao mosquito Aedes aegypti, a Sala de Situação.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na última sexta-feira, 10 de março, a Prefeitura de Porto União juntamente com representantes da Secretaria de Saúde, reuniram-se na sala de eventos do Centro Empresarial (ACIPU), para realização de uma sala de situação contra a dengue. A reunião contou com a presença do vice-prefeito, Pércy Storck, os demais secretários da administração atual, a secretaria estadual regional de saúde, a secretaria municipal de saúde de União da Vitória, e os vereadores, Fernando Moreira (PR) e Salime Farah (PSDB).

A reunião foi marcada para o repasse de informações e debate, sendo ela feita pela bióloga do setor de zoonoses, Cristina Brandes Grosskopf, da vigilância epidemiológica da Gerência Regional de Saúde de Canoinhas, que apresentou dados sobre o mosquito da dengue (Aedes aegypti) e de como está ocorrendo à disseminação do vetor no município desde janeiro de 2016.

Em abril do ano passado, Porto União foi considerado um município infestado pelo mosquito, o que desencadeou ações de controle mais intensas pelos agentes comunitários de Endemias. A região apresenta condições climáticas que nos auxiliam a fazer o controle vetorial no inverno, época qual há redução significativa do número de focos do vetor. Contudo, nos períodos quentes do ano, há o ressurgimento do registro, e como o ovo é resistente por mais de 450 dias, é necessário manter a vigilância em todos os períodos do ano.

Nos meses de janeiro e fevereiro de 2017, foi registrado mais de 100 focos do mosquito. Preocupados com as questões relacionadas à saúde dos munícipes, a secretaria de saúde organiza o lançamento de uma campanha que auxiliará na busca de novos criadouros do mosquito para que sejam eliminados, além de orientar a população para que em conjunto as ações propostas tenham resultados efetivos no controle e combate ao mosquito Aedes aegypti.

A situação a nível estadual é também bastante delicada, uma vez que o ano de 2017 já registra quase 40% do número total de focos que foi registrado para o ano de 2016.

A bióloga enfatizou que a presença do vetor no município abre espaço para outras doenças além da dengue, como Chikungunya, Zika Virus e recentemente, por apresentar-se bastante preocupante, a FEBRE AMARELA, que apesar de Santa Catarina não ter nenhum caso registrado da doença, outras regiões como o Centro-Oeste e Sudeste estão passando por uma epidemia com muitos casos confirmados.

Para prevenção, o secretário da Saúde de Porto União, Dr. Marivaldo dos Reis Santa Isabel, convocou todo o secretariado para uma ação conjunta contra o mosquito, além de pedir o apoio e comprometimento de todos os envolvidos na reunião, sendo eles integrantes da vigilância sanitária, as assistentes sociais e as assistentes comunitárias de saúde (ACS). Marivaldo enfatiza “O objetivo da campanha é executar ações para que consigamos fazer um controle mais eficaz do vetor na área urbana”, completa.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]