Rádio Colmeia

Preço do leite em alta e o vilão é a ração

julho 14
17:22 2016

A população vai ao mercado e se assusta com o valor da caixa ou do pacote de um litro de leite. Já no campo, o produtor também está reclamando, mas não é pelo valor do litro de leite, mas sim com o valor da ração que é servido para as vacas.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O brasileiro, já está indo cada vez menos ao supermercado para fazer compras, e quando vai, fica de olho nas ofertas e nos produtos realmente necessários para o dia a dia de sua família. Um dos produtos que nos últimos dias vem assustando o consumidor é o valor do pacote ou caixa de leite UHT, que está na casa dos três reais acima.

Na semana passada, a equipe de reportagem da Rádio Colmeia pegou a estrada e foi para o interior de Bituruna, que é uma das cidades destaque na nossa região na produção leiteira. Lá, os agricultores também estão reclamando com o alto valor, mas não pelo valor do leite, mas sim, com o alto valor que está sendo comercializada a ração que serve como alimento e sustentação na produção leiteira.

Para o agricultor Jerfesson Chalus, que tem atualmente mais de 10 vacas em plena ordenhagem, a produção está muito bem, com pasto verde e animais bem cuidados, mas o que prejudica hoje na produção leiteira, é o valor da ração que é colocado para os animais terem proteína.

Já o agricultor James Nalon, destacou o valor da ração e afirmou que busca ter uma pastagem forte para a alimentação das vacas, porém, a ração é fundamental na produção. Nalon disse que sempre faz uma busca de preços e conversa com outros agricultores para comprar a ração.

“Hoje tenho comprado ração de uma empresa da cidade de Guarapuava, onde faço a compra para dois meses e consigo pagar em duas vezes, com a primeira parcela para 60 dias. Outra coisa boa, é que tenho pagado menos de um real a tonelada, junto ao frete, mas é muita pesquisa e conversação. Só que no fim, a ração está muito mais muito caro”. Disse Chalus.

Os agricultores como os clientes esperam que o governo trabalhe o mais rápido possível para equilibrar a situação econômica.

 

Share

Sobre o Autor

marciel

marciel

Marciel Borges é jornalista graduado pelo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), onde atualmente faz pós-graduação em MBA Gestão de Produção Criativa em Comunicação. Marciel atuou em emissoras de rádio Comunitária da região e na área da internet, onde pode adquirir conhecimento. No ano de 2012, realizou o seu trabalho de conclusão de Curso (TCC) contanto a História da Rádio Colmeia, sendo convidado para fazer parte do jornalismo digital da emissora.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

outubro 2018
D S T Q Q S S
« set    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Últimos Cometários

Mauro M. Aqui é de Joinville - SC. Aqui na cidade algumas ruas precisam,...

Mauro M. Aqui é de joinville -SC. AS ruas aqui precisam de asfalto novo....

Acho muito importante estas acoes para preservar o pouco q ainda temos...

Colméia no Facebook