Rádio Colmeia

Preço do leite em alta e o vilão é a ração

julho 14
17:22 2016

A população vai ao mercado e se assusta com o valor da caixa ou do pacote de um litro de leite. Já no campo, o produtor também está reclamando, mas não é pelo valor do litro de leite, mas sim com o valor da ração que é servido para as vacas.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O brasileiro, já está indo cada vez menos ao supermercado para fazer compras, e quando vai, fica de olho nas ofertas e nos produtos realmente necessários para o dia a dia de sua família. Um dos produtos que nos últimos dias vem assustando o consumidor é o valor do pacote ou caixa de leite UHT, que está na casa dos três reais acima.

Na semana passada, a equipe de reportagem da Rádio Colmeia pegou a estrada e foi para o interior de Bituruna, que é uma das cidades destaque na nossa região na produção leiteira. Lá, os agricultores também estão reclamando com o alto valor, mas não pelo valor do leite, mas sim, com o alto valor que está sendo comercializada a ração que serve como alimento e sustentação na produção leiteira.

Para o agricultor Jerfesson Chalus, que tem atualmente mais de 10 vacas em plena ordenhagem, a produção está muito bem, com pasto verde e animais bem cuidados, mas o que prejudica hoje na produção leiteira, é o valor da ração que é colocado para os animais terem proteína.

Já o agricultor James Nalon, destacou o valor da ração e afirmou que busca ter uma pastagem forte para a alimentação das vacas, porém, a ração é fundamental na produção. Nalon disse que sempre faz uma busca de preços e conversa com outros agricultores para comprar a ração.

“Hoje tenho comprado ração de uma empresa da cidade de Guarapuava, onde faço a compra para dois meses e consigo pagar em duas vezes, com a primeira parcela para 60 dias. Outra coisa boa, é que tenho pagado menos de um real a tonelada, junto ao frete, mas é muita pesquisa e conversação. Só que no fim, a ração está muito mais muito caro”. Disse Chalus.

Os agricultores como os clientes esperam que o governo trabalhe o mais rápido possível para equilibrar a situação econômica.

 

Share

Sobre o Autor

marciel

marciel

Marciel Borges é jornalista graduado pelo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), onde atualmente faz pós-graduação em MBA Gestão de Produção Criativa em Comunicação. Marciel atuou em emissoras de rádio Comunitária da região e na área da internet, onde pode adquirir conhecimento. No ano de 2012, realizou o seu trabalho de conclusão de Curso (TCC) contanto a História da Rádio Colmeia, sendo convidado para fazer parte do jornalismo digital da emissora.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

abril 2018
DSTQQSS
« mar  
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930 

Últimos Cometários

Por que fazer uma obra dessa que não vai ser eficaz, qualquer leigo no assunto...

Por que fazer uma obra dessa que não vai ser eficaz, qualquer leigo no assunto...

Até que enfim, o povo foi feito de palhaço por assistente social e prefeito da...

Colméia no Facebook