Promotor fala do real papel da família e da escola

Escute a rádio

Promotor fala do real papel da família e da escola


6 de setembro de 2016

No último sábado, 3 de setembro, teve fim a edição de 2016, da “Escola de Pais”, numa parceria entre Núcleo Regional de Educação, Vara da Família e da Juventude e Promotoria Pública de União da Vitória. O evento teve duração de três sábados, e ao fim o Promotor de Justiça da Criança e do Adolescente Júlio Ribeira de Campos Neto, fez a sua fala sobre a ação de pais e escola.

Promotor Júlio Ribeiro de Campos Neto, finaliza a "Escola de Pais", edição 2016 Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Promotor Júlio Ribeiro de Campos Neto, finaliza a “Escola de Pais”, edição 2016
Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A região Sul do Paraná vem trabalhando para que o índice de Evasão Escolar, a cada ano venha diminuindo em todas as cidades que fazem parte da Vara da Família, Núcleo Regional de Educação e da Promotoria Pública de União da Vitória. O objetivo de tal ação denominada “Escola de Pais”, é levar orientações e dicas para o encaminhamento dos filhos aos bancos escolares.

Na tarde de sábado, 3 de setembro, a edição de 2016, da “Escola de Pais”, teve fim, mas durante a tarde, as crianças e jovens puderam participar de oficinas, nas salas de aula do Colégio Estadual Túlio de França, onde na oportunidade puderam conhecer melhor as atividades realizadas na atualidade no ensino. Já em outras salas os pais conversavam com as psicólogas da Vara da Família, para relatar os problemas do real motivo de seus filhos não frequentar a escola.

Para finalizar o evento, o Promotor de Justiça da Criança e do Adolescente Júlio Ribeiro de Campos Neto, fez uma breve explanação sobre o real papel da família e da escola na sociedade atual. Neto falou sobre o desenvolvimento das jovens e pode mostra para os pais quem realmente manda em suas casas e deu exemplos: “Na sua casa quem manda? Você ou seu filho? Quem paga as contas de luz, água?” Outro exemplo foi na hora de tomar o remédio “Quando o seu filho está doente e o remédio e ruim, você faz ele tomar para melhorar ou não? Claro que faz ele tomar! Na vida na escola quem manda e tem o poder de dizer sim ou não são você, Pais”.

Ao fim do evento o Promotor se colocou a disposição de todos os pais e filhos para uma conversa e retirada de duvidas na sua sala na Promotoria Publica de União da Vitória.

 

Entrevista:

 

Antes de fazer a sua palestra com os pais, o Promotor Júlio Ribeiro de Campos Neto, esteve conversando com a reportagem da Rádio Colmeia, onde pode destacar o trabalho que foi realizado nos três sábados, no projeto “Escola de Pais”. Para o Promotor hoje é fundamental a valorização da Família e do ambiente Escolar, para o bom andamento do jovem para o marcado de trabalho e cita como exemplo o outros países que dão ênfase a educação e são sucesso na economia.

 

 

Como já dito na “Escola de Pais”, pais e filhos ficaram em ambientes diferentes, para que os pais tenham noção da importância de encaminhar o filho para a escola. Já os filhos nas salas de aula puderam ter uma noção real do que é o ambiente escolar e de conhecimento. Júlio Ribeiro comenta sobre este trabalho.

 

 

O projeto “Escola de Pais” tem como objetivo fundamental e sempre foi bem destacado no inicio de cada encontro, de levar a informação e orientação para que os filhos voltem para a escola. O segundo momento será a penalidade como de multa e até mesmo um processo na Justiça pelo abandono intelectual. O Promotor Júlio Ribeiro de Campos Neto destaca que se fosse seguir realmente a Lei em vigor não seria feito está ação, mas sim aplicar a multa e abrir um processo na Justiça.

 

 

Finalizando a entrevista o Promotor Júlio Ribeiro de Campos Neto, enfatiza que a escola tem o dever e é garantido pelo pode público, oferecer uma educação de ensinamento como de leitura, calculo, geografia, ciências, português, física, química, história, educação física, inglês, espanhol e tantas outras matérias. Já a educação de família é dever se cada pai e mãe, em ensinar a ter bons modos de comportamento e acima de tudo encaminhar para a escola.

 

 

Serviço:

 

A comunidade que queira conhecer melhor o trabalho da Promotoria Pública de União da Vitória e em especial da área da Criança e do Adolescente pode ir a sede que fica localizada na rua Dr Cruz Machado, no prédio da Caixa Econômica Federal, ou ligar no telefone (42) 3522 66 93.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]