COVID-19: Dr. Ricardo Krzyzanowski fala sobre Fake News, máscaras e isolamento » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

COVID-19: Dr. Ricardo Krzyzanowski fala sobre Fake News, máscaras e isolamento


25 de abril de 2020

Imagem Gisele Ovitski / Rádio Colmeia

Chefe da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória, Dr. Ricardo Krzyzanowski, e a Infectologista Suzanne Leite Pereira, estiveram participando do Programa Jogo Aberto deste sábado, 24 de abril, respondendo duvidas dos ouvintes sobre medidas de prevenção no combate ao COVID-19 (novo Coronavírus), caso de Fake News e atualizações sobre ações preventivas dos munícipios.

Na oportunidade, Dr. Ricardo enfatizou que a equipe da 6ª Regional de Saúde esteve nesta semana, realizando visitas aos nove municípios que a Instituição Governamental atua, sendo além de União da Vitória, as cidades de General Carneiro, Cruz Machado, Bituruna, Porto Vitória, São Mateus do Sul, Paula Freitas, Antônio Olinto e Paulo Frontin. “Estamos em um mesmo engajamento, que é a qualidade de saúde, que é passarmos por essa pandemia pelo bem de nossa população”, enfatizou. O Dr. Ricardo também ressaltou os trabalhos de treinamento as equipes de saúde dos municípios, destacando que houve treinamento de como fazer a coleta do exame do Covid-19, uso correto dos equipamentos de proteção individual e o modo correto de abordar o paciente suspeito de portar o vírus.

Entre as medidas de proteção, o Dr. Ricardo disse que “hoje é imprescindível que a população use máscara, pois sabemos que a proliferação aos que fazem o uso, é menor que as pessoas que não usam. Temos que estar cientes que é pro bem do nosso semelhante. É importantíssima essa conscientização como sociedade, de que eu vou fazer algo que não é só pra mim, é pro meu semelhante também”, recomendando que sejam utilizadas as máscaras de pano e de forma correta.

Entrando no assunto de pacientes suspeitos e ou infectados pelo vírus, o Dr. Ricardo informou que estão sendo criados e divulgados banners com informações sobre como realizar o isolamento domiciliar, um processo que exige regras rigorosas. “Esse isolamento não é nada bom nem fácil de ser feito, mas ele é necessário”, enfatizou. Segundo o Dr. 80% da doença vai passar pela população de forma assintomática, ou seja, mesmo que a pessoa não esteja tendo os sintomas gripais, deve seguir os cuidados exigidos, pois não sentir, não significa que não esteja espalhando o vírus.

Destacando os casos assintomáticos, foi abordada a contaminação nas crianças. “Os pais sabem que quando o filho está na escola e uma criança pega gripe, todas as demais também pegam. O que acontece, é que geralmente elas são assintomáticas, então não tem a gravidade da doença, mas estarão transmitindo da mesma forma”. Por essa questão que é pedido que no momento de realizar o isolamento domiciliar, não deixem as crianças com os avós, pois eles fazem parte do grupo de risco.

Falando em transmissão, Dr. Ricardo comentou sobre a divulgação falsa do primeiro caso de COVID-19 no município de Cruz Machado, enfatizando a importância de a população estar seguindo fontes confiáveis, para que assim, estejam recebendo informações relevantes, que não acarretem em danos a sociedade. O Dr.; afirmou que diante da gravidade do caso, foi orientado a confeccionar um boletim de ocorrência, dizendo que “não podemos permitir que em um momento de pandemia, onde o que temos de melhor é a informação a população (…) que uma pessoa venha a denegrir essa imagem”.

 

Para acompanhar as dicas exigidas na realização correta do isolamento domiciliar, como assim explicou o Dr. Ricardo, clique abaixo:

FOLDER INSTRUÇÃO DE ISOLAMENTO

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Escolhida a rainha do Município de Bela Vista do Toldo

Em uma noite marcada pela valorização da cultura e da identidade local, a Prefeitura de Bela Vista do Toldo realizou, na sexta-feira (30), a eleição da nova realeza do município. O evento reuniu cinco candidatas em um desfile que avaliou critérios como beleza, elegância, simpatia e desenvoltura, destacando o envolvimento da juventude com as tradições […]

Ato em defesa dos animais reune mais de 200 pessoas

Um ato em defesa da causa animal mobilizou aproximadamente 200 pessoas na manhã deste domingo (01), na Praça Coronel Amazonas, em União da Vitória A manifestação foi marcada por indignação e pedidos de justiça pelo caso que vitimou o cão conhecido como Orelha, que se tornou símbolo da luta contra os maus-tratos a animais. A […]

Fé, emoção e devoção marcam a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Foto:Salete A manhã deste domingo foi marcada por fé e tradição em União da Vitória, durante a tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, realizada na capela dedicada à padroeira. Conhecida por sua arquitetura que remete a um barco, símbolo da proteção aos navegantes, a celebração reuniu fiéis das cidades irmãs de União […]