Audiência pública discute construção de ponte entre Porto União e Irineópolis » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Audiência pública discute construção de ponte entre Porto União e Irineópolis


18 de novembro de 2025

Uma audiência pública realizada na noite de ontem, em Santa Cruz do Timbó, reuniu mais de 400 moradores para debater a necessidade de construção de uma ponte sobre o Rio Timbó, ligando Porto União à cidade de Irineópolis, nas localidades de Santa Cruz do Timbó e Vila Nova do Timbó.

Atualmente, a travessia é feita por uma balsa de tração humana, frequentemente interditada por problemas técnicos, mecânicos ou burocráticos — situação que também se repete nas comunidades de São Pedro do Timbó e Franconia. A proposta discutida anteriormente com moradores prevê substituir as duas balsas por uma única ponte, instalada em ponto estratégico para atender o maior número possível de famílias.

O encontro, convocado pelo deputado estadual Sargento Lima, teve como objetivo ouvir a comunidade sobre aspectos que envolvem a construção da ponte, além de apresentar valores preliminares de projeto e possíveis fontes de recursos.

O prefeito de Porto União, Juliano Hassan, reforçou a importância da obra para o transporte de produção agrícola, implementos, gado e para o deslocamento diário dos moradores. Ele destacou que a decisão da população será respeitada.

O prefeito de Irineópolis, Juliano Pereira, defendeu que a obra contemple também outras comunidades que dependem de balsas para a travessia, ampliando o alcance do investimento.O prefeito também alertou para a necessidade de melhorias no entorno da futura ponte, garantindo condições adequadas de trafegabilidade e segurança, especialmente em períodos de cheia.

A vice-prefeita de Porto União, Suelen Geremia, lembrou que o debate é antigo e que a comunidade já aprovou o projeto, aguardando sua execução há muitos anos. Ela ressaltou que já existe previsão orçamentária e recordou o início do processo.

Representando os moradores de Santa Cruz do Timbó e o Sindicato de Madeireiros de Porto União, Leonardo Brixner destacou o impacto positivo que a ponte trará para a qualidade de vida e para o desenvolvimento econômico da região.

A audiência reforçou o desejo coletivo pela construção da ponte, considerada essencial para garantir mobilidade, segurança e integração entre as comunidades do Vale do Timbó. O centro comunitário ficou lotado, demonstrando o interesse e a mobilização da população em torno do tema.

O centro comunitário de Santa Cruz do Timbó ficou lotado

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Gripe K: Santa Catarina registra a maioria dos casos no país

Dados mais recentes da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) confirmam 17 casos da chamada “gripe K” em seis municípios do estado. De acordo com a pasta, os pacientes — de diferentes faixas etárias — não apresentaram reações graves ao vírus. Os casos foram identificados em: Segundo a SES, os municípios seguem […]

Domingo acontece ate público pelo cão Orelha

Neste domingo, 1º de fevereiro, a partir das 16h, a Praça Coronel Amazonas, em União da Vitória, será palco de um ato por justiça pelo cão Orelha. A mobilização acontece simultaneamente em diversas cidades do Brasil e tem como objetivo afirmar que a crueldade contra os animais não pode ser normalizada nem esquecida. O evento […]

Feria União na praça Coronel Amazonas abre neste domingo

A Feira União, tradicionalmente realizada aos sábados, passa a contar com mais um dia de atendimento à população de União da Vitória. Além de acontecer todos os sábados, das 8h às 14h, na Praça Alvir Riesemberg, a feira será realizada também aos domingos, das 16h às 20h, na Praça Coronel Amazonas, a partir deste domingo, […]