Caminhada chama a atenção contra a violência à Mulher

Escute a rádio

Caminhada chama a atenção contra a violência à Mulher


8 de março de 2017

Hoje, dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher, e para chamar a atenção da sociedade de Porto União e União da Vitória, foi realizada uma caminhada pelas principais vias dos dois municípios, para lembrar o significado da data e lutar contra a violência a Mulher.

IMG_9510

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O Fórum de Políticas das Mulheres do Vale do Iguaçu do Grupo Amélia, foram as organizadores da caminhada, e cerca de 300 pessoas foram para as ruas de Porto União da Vitória participar dessa ação.

O evento se concentrou na praça Coronel Amazonas, no centro de União da Vitória, e contou com a participação de várias escolas e colégios de União da Vitória, entre elas,  Túlio de França,  Uniguaçu, Unespar, entidades ligadas a educação no Paraná e equipes de saúde das duas cidades.

A caminhada se iniciou ás 10h, e na ação, foi carregada uma faixa com o dizer “#NósParamos”, atrás, teve um pequeno grupo  que fez muito barulho e animou a caminhada expressando em canções, a luta contra a violência a mulher.

Após sair da praça Coronel Amazonas, o grupo seguiu pela rua Visconde de Guarapuava, depois, subiu a avenida Manoel Ribas e passou para a cidade de Porto União, na rua Matos Costa, dobrando para a rua Prudente de Morais. Em em seguida, descendo a rua Sete de Setembro, terminando o percurso na praça Hercílio Luz, cartão postal da cidade portuniense.

Durante todo o percurso foram dados gritos de ordem contra a violência à mulher e abaixe o machismo. Também foram entregues folhetos a comunidade, e antes de finalizar o evento na praça em Porto União, todos se deram as mãos em volta da cartão postal, que é o chafariz,  e cantaram mais músicas contra a violência, dando assim, como finalizado a caminhada.

Na parte da tarde na praça Coronel Amazonas em União da Vitória, a comunidade é convidada para participar de vários encontros e discussões para uma sociedade melhor e a diminuição do crime contra à mulher.

Hoje, as mulheres tem ao seu favor a Lei Maria da Penha, e também, a mudança da lei em caso de morte, é que a Lei 13.104 de 9 de março de 2015. Assinada pela ex Presidente da Republica Dilma Rousseff que colocou neste requisito como crime de Fiminicídio os seguintes itens.

 

  • Durante a gestação ou nos três meses posteriores ao parto;
  • Contra pessoa menor de 14 anos, maior de 60 (sessenta) anos ou com deficiência;
  • Na presença de descendente ou ascendente da vítima;

 

Uma das organizadoras, a jovem Thays Bieberbach, em conversa com a Rádio Colmeia, destacou a importância da caminhada para chamar a atenção das mulheres como da sociedade sobre os atos de violência, destacando dados da pesquisa de violência e morte de mulheres no ano de 2015 em União da Vitória, e a sua colocação em nível Paraná e Brasil.

 

Galeria:

Fotos: Gisele Ovitski e Marciel Borges/ Rádio Colmeia

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]