Com ausências decisivas, vereadores mantêm veto do Executivo à reforma da previdência em Porto União » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Com ausências decisivas, vereadores mantêm veto do Executivo à reforma da previdência em Porto União


28 de janeiro de 2026

A Câmara de Vereadores de Porto União realizou, na noite desta terça-feira (27), a 3ª Sessão Extraordinária de 2026 para analisar o veto do prefeito municipal ao projeto que tratava das regras de aposentadoria e da reforma da previdência dos servidores públicos. A sessão foi marcada por forte mobilização da categoria, que lotou o plenário de forma pacífica, com cartazes e abaixo-assinado, acompanhando atentamente a votação. A presença da Polícia Militar foi registrada para garantir a segurança dos trabalhos.

Para a derrubada do veto, segundo o regimento interno, eram necessários seis votos contrários ao Executivo. No entanto, apenas quatro vereadores votaram contra o veto: Almir Olímpio Borini (PP), Ana Cristina Alves de Paula (União Brasil), Fernando Batista Alves (PSDB) e Luiz Alberto Pasqualin (PDB). Votaram pela manutenção do veto os vereadores Alceu Jung (PSDB), Gildo Masselai (PL) e Walbert de Paula e Souza (PL). As ausências dos vereadores Miguel Von Guilsa (Podemos), Vanderlei Werle (União Brasil) e Vanessa Witiuk Ferreira (PSD) foram justificadas, mas acabaram sendo decisivas para o resultado final, que manteve o veto do Executivo.

A servidora da educação de Porto União Jessica, esteve presente acompanhando a votação e demonstrou preocupação com o futuro dos concursados que temem pela manutenção de seus direitos a longo prazo.

1 sonora jessica

O Vereador Fernando Barulho justificou à Rádio Colmeia a situação do veto total das emendas propostas e quais serão os próximos desdobramentos. 

2 sonora Barulho

Já o vereador Almir Borini acompanhou a relatora, alegando que mesmo no regime previdenciário Federal houve adequações e, por isso, acredita que votar a favor do servidor era sua melhor escolha e isso não implica em uma escolha política. 

3 sonora Almir

Já a vereadora Ana Cristina Alves justificou seu voto, explicando que não houve apresentação de dados técnicos e numéricos que comprovem a impossibilidade de melhoria das condições de transição do regime tributário dos servidores e que por isso pede mais transparência. 

4 sonora ana

Em defesa do executivo, o vereador Gildo Masselai explicou que algumas pessoas terão que ceder, trabalhando por mais alguns anos, para que o coletivo tenha segurança financeira. 

O vereador Luiz Alberto Pasqualin questionou os motivos da mudança de posicionamento do executivo e explicou porque, mesmo tendo a maioria dos votos, não conseguiram derrubar o veto. 

6 sonora pasqualin

O último a votar foi o vereador Walbert de Paula. Ele usou seu tempo de fala para explicar os critérios que usou para votar pela manutenção do veto do executivo. 

7 sonora Walbert 

Com a manutenção do veto total às emendas propostas pelo legislativo, um novo projeto deverá ser proposto. Para isso, o executivo deve voltar a reunir sindicato, servidores e técnicos para chegar a um consenso. 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Gripe K: Santa Catarina registra a maioria dos casos no país

Dados mais recentes da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) confirmam 17 casos da chamada “gripe K” em seis municípios do estado. De acordo com a pasta, os pacientes — de diferentes faixas etárias — não apresentaram reações graves ao vírus. Os casos foram identificados em: Segundo a SES, os municípios seguem […]

Domingo acontece ate público pelo cão Orelha

Neste domingo, 1º de fevereiro, a partir das 16h, a Praça Coronel Amazonas, em União da Vitória, será palco de um ato por justiça pelo cão Orelha. A mobilização acontece simultaneamente em diversas cidades do Brasil e tem como objetivo afirmar que a crueldade contra os animais não pode ser normalizada nem esquecida. O evento […]

Feria União na praça Coronel Amazonas abre neste domingo

A Feira União, tradicionalmente realizada aos sábados, passa a contar com mais um dia de atendimento à população de União da Vitória. Além de acontecer todos os sábados, das 8h às 14h, na Praça Alvir Riesemberg, a feira será realizada também aos domingos, das 16h às 20h, na Praça Coronel Amazonas, a partir deste domingo, […]