Cruz Machado participa de Seminário de Caracterização da Erva-Mate » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Cruz Machado participa de Seminário de Caracterização da Erva-Mate


14 de setembro de 2015

O prefeito de Cruz Machado e também presidente da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar), Antonio Luis Szaykowski, participou nessa quarta-feira, 9, na Casa de Formação Cristã de União da Vitória, da abertura oficial do 3º Seminário de Caracterização de Sistemas de Produção Tradicionais e Agroecológicos de Erva-Mate de Agricultores Familiares nas Regiões Centro Sul do Paraná e Norte Catarinense.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O evento teve como tema “Valorizar a erva-mate produzida pelos agricultores familiares em sistemas que conservam a floresta com araucárias” e foi uma continuidade aos eventos ocorridos em Canoinhas (SC), nos anos de 2013 e 2014, e faz parte do processo histórico de valorização do produto erva-mate, que dá a renda aos agricultores familiares e conserva a floresta.

O Seminário também teve como objetivo definir estratégias de trabalho e ação para a valorização da erva-mate produzida em sistemas tradicionais/agroflorestais e agroecológicos por agricultores familiares que contribuem para a conservação da floresta com araucária.

A abertura do seminário também contou com a participação do Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Anacleto Ortigara, deputado Estadual Hussein Bakri, prefeitos da Amsulpar e demais autoridades das entidades da agricultura.

A grande busca é a criação de uma Identificação Geográfica do cultivo da erva-mate e que englobe não apenas o sul paraense, mas também o norte catarinense, e que a região possa ter a IG da erva-mate, que possui uma grande importância para a economia, desenvolvimento e agricultura familiar. “Principalmente porque a nossa erva-mate é produzida pela agricultura familiar, em que são mais de 200 mil famílias em toda a região do Paraná e Santana Catarina, e mais de 1 milhão de pessoas envolvidas. A erva-mate é o grande desenvolvimento da economia e do crescimento de nossa região”, conta o prefeito Szaykowski.

O registro de Indicação Geográfica é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer. O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) é a instituição que concede o registro e emite o certificado.

Segundo dados da Secretaria Municipal da Agricultura, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) e Departamento de Economia Rural (Deral), somente em 2014 a área de plantação da erva-mate em Cruz Machado foi de 6 mil hectares e a produção de 75 mil toneladas. O valor gerado no município no ano passado foi de R$ 90.468.000,00.

O evento foi promovido pela Fetraf – Paraná, em parceria com Sindicatos de Trabalhadores Rurais das regiões centro-sul e norte de Santa Catarina, Prefeitura de Cruz Machado e a Prefeitura de União da Vitória.

Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Silmar Kazenoh, a erva-mate é um importante produto de nosso município e que precisa ser bastante valorizado e para que a IG possa dar mais valor ao produto. “A partir do momento em que a nossa região possuir a Identificação Geográfica formada, o produto identificará o nosso município e, consequentemente, agregará mais valores aos outros produtos por meio da erva-mate e também conhecerão nossa região através da nossa erva-mate”, acredita.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durante o seminários foram discutidos os seguintes assuntos: Síntese do Projeto de Caracterização de Sistemas de Produção Tradicionais e Agroecológicas de Erva-Mate de Agricultores Familiares nas Regiões Centro Sul do Paraná e Norte Catarinense; Síntese de resultados do Projeto Uso e Conservação da Araucária na Agricultura Familiar; Síntese de resultados de dissertação e teses relacionadas a sistemas tradicionais e/ou agroflorestais de erva-mate: Produção de serapilheira, aportes de nutrientes e atributos de fertilidade do solo em sistemas agroflorestais de erva-mate; As paisagens do mate e a conservação socioambiental: um estudo junto aos agricultores familiares do planalto norte catarinense; e Caracterização de práticas de manejo e conservação genética em sistemas extrativistas de erva-mate no planalto norte catarinense.

Também foram abordadas questões referentes à construção do processo de valorização da erva-mate, com a Indicação Geográfica (IG): o que é e como pode contribuir para o processo de valorização da erva-mate. Síntese de resultados e andamento do projeto EPAGRI. Síntese de resultados e andamento do projeto IG. Síntese da proposta do projeto “Ações de apoio à estruturação da Indicação Geográfica das regiões Centro-Sul e Sul Paranaense, articulada com o processo catarinense para produtos derivados da erva-mate”.

 

 

Via comunicação Prefeitura de Cruz Machado.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]