General Carneiro promove ações ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

General Carneiro promove ações ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração


17 de maio de 2018

Foto: Comunicação Prefeitura de General Carneiro

Foto: Comunicação Prefeitura de General Carneiro

A Prefeitura de General Carneiro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social realizará nesta sexta-feira, 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Ás 09h, em frente ao terminal Rodoviário, será feito uma caminhada até a Câmara Municipal de Vereadores, após terá uma Palestra Magna com o tema: “Combate a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Dê Voz a Quem Não Tem”, para os alunos das turmas do 9º ao 3º ano do ensino médio da rede estadual de ensino.

O encontro terá como objetivo, mobilizar e convocar a sociedade a participar do enfrentamento e prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente, o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Sobre o dia:

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo, “Caso Araceli” como ficou conhecido. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.

A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº 9.970/2000.

Abuso X Exploração:

Foto: Comunicação Prefeitura de General Carneiro

O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa mais velha e poderosa. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para uma satisfação sexual.

Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com pessoa de idade inferior a 18 anos, com intenção de lucros financeiros ou qualquer outra espécie. Há quatro formas de exploração sexual: redes de prostituição, parágrafo, redes de tráfico e turismo sexual.

A violência sexual praticada contra a criança e ao adolescente, envolvem vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de geração, de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]