Hanseníase tem cura procure o seu médico

Escute a rádio

Hanseníase tem cura procure o seu médico


19 de maio de 2016

Tem inicio no dia 23 de maio, o dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase, no Estado Paraná.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na próxima segunda-feira, 23 de maio, o Governo do Estado do Paraná, dá inicio ao trabalho de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase. O trabalho é feito pela Secretaria Estadual da Saúde, junto a 6º Regional de saúde de União da Vitória, que presta todo o atendimento nas cidades de General Carneiro, Bituruna Porto Vitória, Cruz Machado, Paula Freitas, Paulo Frontin, São Mateus do Sul e Antonio Olinto.

Na tarde desta quarta-feira, 18, a regional de União da Vitória, divulgou para a imprensa os dois áudios da campanha de 2016 e junto a imagem.

Acompanhe a mensagem da ação de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase.

 

Se você sabe de algum caso de Hanseníase na sua família ou de algum amigo, seja solidário e encaminhe para o Posto de saúde, mais próximo.

 

O que é Hanseníase:

 

A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae. Foi descoberta em 1873 por um cientista chamado Hansen, o nome dado a ela é em homenagem ao seu descobridor. Entretanto, esta é uma das doenças mais antigas já registradas na literatura, com casos na China, Egito e Índia, antes de Cristo.

A doença é curável, mas se não tratada pode ser preocupante. Hoje, em todo o mundo, o tratamento é oferecido gratuitamente, e há várias campanhas para a erradicação na doença. Os países com maiores incidência são os menos desenvolvidos ou com condições precárias de higiene e superpopulação. Em 2011, o Ministério da Saúde registrou no Brasil mais de 33 mil casos da doença.

A transmissão do M. leprae se dá através de contato íntimo e contínuo com o doente não tratado. Apesar de ser uma doença da pele, é transmitida através de gotículas que saem do nariz, ou através da saliva do paciente. Não há transmissão pelo contato com a pele do paciente.

Afeta primordialmente a pele, mas pode afetar também os olhos, os nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos. Ao penetrar no organismo, a bactéria inicia uma luta com o sistema imunológico do paciente. O período de incubação é prolongado, e pode variar de seis meses a seis anos.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Concerto do Instituto SIM lota Cine Ópera numa noite musical surpreendente

Comprovando excelente fase da reconhecida instituição musical regional, concerto da Orquestra Jazz Sinfônica SIM em parceria com Ministério da Cultura proporcionou muitas homenagens e grande público no Cine Ópera O Ministério da Cultura e o Instituto SIM apresentaram sábado (12) Concerto em Homenagem à Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC). Mas o evento transcendeu […]

Celesc alerta para os perigos na rede elétrica e dá dicas de segurança no Dia das Crianças

Neste Dia das Crianças, a Celesc reforça a importância de redobrar os cuidados com a rede elétrica e com os perigos com a energia para garantir um ambiente seguro e livre de riscos para os pequenos. Com o aumento do uso de aparelhos eletrônicos e brincadeiras em casa, é essencial que pais e responsáveis estejam […]

Polícia Civil de Porto União deflagra operação Cartório fase II

Nessa sexta-feira, 11, a DPCO – Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Porto União, deflagrou a operação “Cartório” fase II, cumprindo mais sete Mandados de Busca e Apressão e quatro de prisões, sendo dois autores localizados e presos na cidade São Paulo. Uma equipe da Polícia Civil de Porto União, deslocou até a cidade […]