Parabéns Airton Roveda pelo seu aniversário

Escute a rádio

Parabéns Airton Roveda pelo seu aniversário


14 de fevereiro de 2017

Airton Bernardo Roveda

Airton Bernardo Roveda

O Grupo Colmeia de Comunicação, parabeniza, nesta terça-feira, 14 de fevereiro, o ex-prefeito de União da Vitória, na gestão de 1992 até 1995 e também ex-deputado Federal  do Paraná, Airton Bernardo Roveda.

Rovada é o pai do atual prefeito de União da Vitória, Hilton Santin Roveda, que também utilizou na manhã de hoje as redes sociais para parabenizar o pai, pelo carinho, dedicação e acima de tudo a sempre estar ao lado do povo.

A Rádio Colmeia, Top FM e Antena 1 de Porto União, parabeniza e deseja felicidades ao senhor Airton Bernardo Roveda.

 

Biografia:

 

Airton Bernardo Roveda nasceu em Bituruna (PR) no dia 14 de fevereiro de 1948, filho de Amélio Roveda e Elia Lanzarini Roveda.

Efetuou seus estudos na cidade de União da Vitória (PR), onde se formou em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras em 1985. Antes de formar-se iniciou suas atividades como comerciante e minerador na região Sul do Paraná atuando sendo proprietário de empresas de extração de areia na região de União da Vitória (PR). Ao longo de sua trajetória empresarial foi sócio-gerente da GR Extração de Areia e Transportes Rodoviários Ltda. a partir de 1978, da Tonial Extração de Areia Ltda. a partir de 1983, da Areal do Vale Ltda. a partir de 1988 e da LA Comércio e Extração de Areia Ltda. a partir de 1990, todas empresas localizadas em União da Vitória.

Em 1991 filiou-se Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). No pleito de outubro de 1992 elegeu-se prefeito de União da Vitória assumindo o cargo em janeiro do ano seguinte permanecendo no cargo até 1996. Nesse período exerceu também a vice-presidência da Associação de Municípios do Sul do Paraná (AMSUPAR) entre 1993 e 1994. Em 1995, mudou de partido transferindo-se para o Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Após o término de seu mandato na prefeitura de União da Vitória, Roveda disputou uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de outubro de 1998 elegendo-se pelo PDT com 34.798 votos. Pouco antes de eleger-se o deputado havia divulgado uma declaração por escrito afirmando que renunciaria ao posto caso mudasse de partido ao longo do mandato. Entretanto, logo depois de sua posse, em fevereiro de 1999, filiou-se ao Partido da Frente Liberal (PFL). Com base no documento assinado pelo deputado e registrado em cartório, os dirigentes do PDT no Paraná pediram a cassação de seu mandato sem obter êxito.

No ano seguinte, Roveda mudou mais uma vez de legenda partidária filiando-se ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) onde permaneceu até 2001, quando assinou sua ficha de filiação no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Nessa legislatura integrou as comissões permanentes de Direitos Humanos, de Seguridade Social e Família, e de Minas e Energia.

No pleito de outubro de 2002 concorreu à reeleição pelo PTB obtendo 59.510 votos ficando na suplência de uma vaga de deputado. Voltou a Câmara dos Deputados em outubro de 2003 na vaga deixada pelo deputado José Carlos Martinez (PTB-PR), que faleceu após ter sido vítima de acidente aéreo. Martinez além de deputado federal era presidente nacional do PTB.  No mesmo ano em que assumiu a cadeira de Martinez, Roveda voltou para o PMDB permanecendo no partido até 2005 quando novamente retornou ao PTB filiando-se logo em seguida ao Partido Popular Socialista (PPS). Nessa legislatura, além das muitas trocas de partido, Roveda participou das Comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, de Direitos Humanos, de Minas e Energia, de Seguridade Social e Família, e de Viação e Transportes.Votou favoravelmente ao fim dos juízes classistas, à recriação da Comissão Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), à demissão dos servidores públicos em caso de insuficiência de desempenho, e à desvinculação das receitas da União, tendo sido ainda contrário à limitação da edição de Medidas Provisórias, e à proibição do nepotismo.

Nas eleições de outubro de 2006 candidatou-se à reeleição pelo PPS obtendo a primeira suplência com 55.871 votos. Entretanto, em outubro de 2007 mais uma vez ocupou a vaga de um titular quando Cássio Taniguchi (PFL-PR) assumiu o cargo de secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Distrito Federal no governo de José Roberto Arruda. Em 2007 trocou de partido mais uma vez filiando-se ao Partido da República (PR). Na ocasião, o PPS chegou a entrar com um mandato de segurança na Justiça Eleitoral reclamando o mandato de Roveda mas não logrou êxito em sua demanda. Ao longo dessa legislatura foi ainda membro das Comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, de Direitos Humanos, de Seguridade Social e Família, e de Viação e Transportes. Em sua atuação parlamentar, concentrou-se basicamente na transferência de recursos para sua região de origem e base eleitoral através da apresentação de emendas ao orçamento da União.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]