Período da Piracema: IAP divulga portaria 206/2016

Escute a rádio

Período da Piracema: IAP divulga portaria 206/2016


1 de novembro de 2016

A portaria 206/2016, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), foi divulgado nesta segunda-feira, 31 de outubro, com inicio de sua vigência, nesta terça-feira, 1ª de novembro de 2016, em todo o Estado do Paraná, com o objetivo de preservar a produção de peixes no estado. Com isso está proibida a pesca de 1ª de novembro de 2016 até 28 de fevereiro de 2017.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A pesca de espécies nativas estará proibida a partir desta terça-feira (01) em todos os rios do Paraná devido à piracema, época em que a maioria das espécies se reproduz. Até o dia 28 de fevereiro de 2017, espécies como dourado, lambari, bagre, jaú e pintado, entre outras, estarão protegidas, de acordo com instrução do Ibama (nº 25/2009), e reforçada no Estado por portaria do IAP (nº 206/2016).

Além da pesca, também serão fiscalizados o transporte e a comercialização de pescados, e quem descumprir as restrições pode responder por crime ambiental. Transportadores e estabelecimentos comerciais, como peixarias e supermercados, precisam apresentar declaração de seu estoque nos escritórios regionais do IAP para que as espécies nativas possam ser comercializadas.
Durante o período da piracema, a pesca embarcada de peixes nativos será permitida somente em reservatórios artificiais, e a pesca de espécies consideradas exóticas – aquelas que foram introduzidas no meio ambiente pelos seres humanos, como bagre-africano, apaiari, black-bass, carpa, corvina e outras – não faz parte da restrição.
Também estão permitidos os campeonatos e gincanas de pesca em águas continentais, desde que o animal capturado seja devolvido.

Na manhã de terça-feira, 1ª de novembro, o chefe do IAP de União da Vitória Andre Aleixo, recebeu em sua sala o chefe do Ibama também de União da Vitória, Arty Coelho de Souza Feck, para uma reunião e ações a serem desenvolvidas neste período da piracema no Sul do Paraná. A reunião teve inicio às 10h45, com as apresentações de documentações por parte do Ibama e a nova portaria do IAP.

Em entrevista para a Rádio Colmeia, o chefe do IAP do Sul do Paraná Aleixo, enfatizou a nova portaria 206/2016, que entra em vigor na data de hoje e vai até o fim de fevereiro de 2017.

 

 

Já o chefe do Ibama no Sul do Paraná Arty Coelho de Souza Feck, comenta sobre a portaria por parte do IAP e que segue as mesma linhas de atuação por parte do Ibama, que é um órgão do Governo Federa. Feck, destaca o que pode e o que não pode neste período da piracema.

 

 

Multa:

 

A pessoa que for flagrada pescando em desacordo com as restrições determinadas pela portaria será enquadrada na lei de crimes ambientais.
A multa é de aproximadamente R$ 700,00 por pescador e mais de R$ 20,00 por quilo de peixe pescado. Além disso, o produto da pesca e materiais como varas, redes e embarcações poderão ser apreendidos pelos fiscais.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Concerto do Instituto SIM lota Cine Ópera numa noite musical surpreendente

Comprovando excelente fase da reconhecida instituição musical regional, concerto da Orquestra Jazz Sinfônica SIM em parceria com Ministério da Cultura proporcionou muitas homenagens e grande público no Cine Ópera O Ministério da Cultura e o Instituto SIM apresentaram sábado (12) Concerto em Homenagem à Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC). Mas o evento transcendeu […]

Celesc alerta para os perigos na rede elétrica e dá dicas de segurança no Dia das Crianças

Neste Dia das Crianças, a Celesc reforça a importância de redobrar os cuidados com a rede elétrica e com os perigos com a energia para garantir um ambiente seguro e livre de riscos para os pequenos. Com o aumento do uso de aparelhos eletrônicos e brincadeiras em casa, é essencial que pais e responsáveis estejam […]

Polícia Civil de Porto União deflagra operação Cartório fase II

Nessa sexta-feira, 11, a DPCO – Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Porto União, deflagrou a operação “Cartório” fase II, cumprindo mais sete Mandados de Busca e Apressão e quatro de prisões, sendo dois autores localizados e presos na cidade São Paulo. Uma equipe da Polícia Civil de Porto União, deslocou até a cidade […]