PM faz reintegração de posse de área destinada para casas populares em Bituruna » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

PM faz reintegração de posse de área destinada para casas populares em Bituruna


11 de janeiro de 2019

Foto: Comunicação Prefeitura de Bituruna

A Prefeitura de Bituruna, registrou nesta quinta-feira 10 de janeiro, um boletim de ocorrência, no destacamento da Policia Militar contra a tentativa de invasão em um terreno público do município, localizado no bairro São João.

Após algumas denúncias de populares, que foram confirmadas pelo município, foi requerido reforço policial ao 27º Batalhão da Policia Militar, a fim de que o município retomasse o imóvel.

O imóvel que se pretendia invadir está em fase final de tramitação para a construção de mais 25 casas pelo Programa Família Paranaense, com previsão para início das obras ainda no primeiro trimestre desse ano.

Para o prefeito Claudinei de Paula Castilho, “nos solidarizamos com as famílias, sabemos que habitação também é uma prioridade para todas essas famílias, mas não podemos admitir que invasões de terrenos públicos venham a prejudicar os projetos da área habitacional que estamos trabalhando há mais de dois anos. Além desse loteamento que já está prestes a iniciar no bairro São João, também temos mais 2 projetos em andamento, o do Conjunto Habitacional no Bairro São Pedro e mais um conjunto habitacional no próprio bairro São João. Queremos até o final de 2020 entregar em torno de 150 novas casas para a população biturunense, e se admitirmos invasões estaremos desrespeitando aquelas cerca de 500 famílias biturunenses que estão aguardando para serem beneficiadas”, finaliza o prefeito.

Nesses casos, o município dispõe de medidas legais para impedir a invasão, tendo poder de ‘polícia’ para agir sem a necessidade, por exemplo, de autorização dos meios judiciais e o fez com o apoio da Policia Militar, salienta a Assessoria Jurídica do município.

Ainda, além do trabalho para se evitar a invasão, também foram identificados os líderes que organizaram a invasão, que poderão ser responsabilizados pelo crime de Esbulho Possessório, crime previsto na Lei Civil e Penal, que prevê pena de detenção de até 6 meses mais multa.

A Prefeitura de Bituruna ainda orienta para que todos os cidadãos do município que pretendam adquirir uma casa pelos programas governamentais, que se inscrevam na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Comunitário ou também diretamente pelo site da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), sendo que hoje o município tem cerca de 500 famílias cadastradas.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]