Psicóloga incentiva comunidade escolar de UVA neste momento de pandemia » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Psicóloga incentiva comunidade escolar de UVA neste momento de pandemia


18 de setembro de 2020

Cejusc

A Escola Municipal Professora Judith Góes de Lima, no bairro Rio D’ Areia em União da Vitória, promoveu um encontro virtual para apoiar os pais e estudantes quanto ao período de suspensão das aulas presenciais. O evento foi realizado na quarta-feira (16), às 19h30, e teve como palestrante a psicóloga Marcelle Andrea Leite Pereira Rossa, do CEJUSC/Vara Família, que abordou as questões da ansiedade, motivação e auxílio aos estudantes.

A ‘Roda de Conversa’ teve como foco manter os alunos motivados, com pais auxiliando e orientação para superar e tratar a ansiedade, num tripé: escola, alunos e pais. Neste contexto, a psicóloga Marcelle Rossa compartilhou experiências, citou a Rede de Apoio CEJUSC/Coronavírus (RAC) e orientou abordagens psicológicas para manter relacionamentos saudáveis e aproveitamento escolar, mesmo em momentos delicados.

A pandemia da Covid-19 perfaz um tempo com mudança de comportamento e necessidade de adaptação ao novo cenário de vida social e escolar. “Quero trazer uma mensagem de acolhimento e valorização das famílias, referendando a participação dos pais e alunos no processo escolar”, disse. Entre outras coisas, compreender o que motiva a ansiedade e evitar o agravamento é o caminho que orienta Marcelle Rossa.

Segundo ela, a ansiedade tem relação direta com mudança de rotina. Por isso é fundamental manter atividades físicas, se alimentar bem e compor uma postura de vida que tenha momento de relaxamento. Quando a situação foge do controle, a indicação é de procurar ajuda. “A RAC funciona inclusive em finais de semana e feriados e é o serviço criado para atendimento psicológico. Buscando o acolhimento e o auxílio”, explicou a psicóloga.

Até porque, conforme Marcelle, é fundamental a motivação que tem relação direta com o aprendizado. Cabe aos pais auxiliar, ofertar as necessidades básicas, comer bem e dormir bem. Estar seguro é o 2º quesito, coibir abuso e violência são outros pontos que podem prejudicar este bem-estar. Um bairro violento é algo que atrapalha muito. Seguido dos laços familiares. Quando não há é a escola que, geralmente, preenche.

Muitos têm a autoestima, um fator que potencializa o aprendizado. As realizações pessoais são outro elemento de satisfação importante. Na motivação interna, segundo a abordagem da psicóloga do CEJUSC, existe a relação com a escola e a família. Quanto às externas carecem de fazer sentido para serem efetivas. Com equilíbrio na promoção, avaliação e fomento. Ter um alvo, um motivo tipo a nota é um destes fatores de estímulo.

‘Valorizar o esforço’ é algo importante também, gratificando quando alcança estes objetivos. “Fazer da escola, durante a pandemia, a sua função socializadora, manter o contato para evitar a sensação de estarem sozinhos. Sendo a instituição um ponto de apoio na rotina. Ter um planejamento para que as atividades educacionais permanecerem.”, observou Marcelle. O auxílio dos pais vem de encontro com auxiliar na satisfação da criança.

Disso a orientação para participarem, deixar os filhos seguros e ter o afeto necessário para, na sequência, ir para as atividades escolares. Dando o exemplo de manter uma rotina. Até para estimular as crianças e adolescentes em também terem. Estudar com os filhos é outra dica. Na impossibilidade, buscar apoio da escola. Evitando excessos no uso de celular e computador, mas criando meios saudáveis de entretenimento e lazer.

Num contexto futuro, sobre a retomada das atividades presenciais, ainda sem definição das autoridades, a psicóloga menciona a importância do respeito e amor ao próximo e sentimentos positivos. No seu entendimento, criar ações que movimentem as pessoas, em ambiente virtual. A interação e participação são um estímulo importante. “Pode ser o caminho para preparar o estado de espírito. Preparar estado de ânimo”, acrescentou.

Marcelle Rossa destacou a importância da RAC. Um serviço gratuito, sigiloso, acessível e sem limites geográficos. Mais de 300 atendimentos foram feitos durante a pandemia. “Muitas vezes é apenas um acolhimento”, afirmou. Isso porque, em diversos atendimentos as pessoas que fizeram contato apenas desabafaram. Em outros casos, foram encaminhados para tratamento. “Basta procurar nas redes sociais e mandar mensagem”, finalizou.

O contato para atendimento pode ser realizado pelas redes sociais:

> Instagram: rededeajudacejusc

> Facebook: CEJUSC – União da Vitória

> Facebook: Vara da Infância e Juventude, Família e Anexos de União da Vitória

> E-mail: rededeajudacejusc@gmail.com

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]