
A Secretaria da Fazenda do Paraná e a Receita Estadual alertam que o prazo para pagamento da segunda parcela do IPVA 2026 começa nesta segunda-feira para veículos com final de placa 1 e 2.
A orientação é que os motoristas acompanhem de perto o calendário para evitar transtornos. Atualmente, mais de um milhão de proprietários de veículos tributados, cerca de 35% da frota, ainda não fizeram nenhum pagamento. A inadimplência pode trazer consequências, já que o débito pode ser inscrito na Dívida Ativa, com inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual e o impedimento de usar de créditos do Nota Paraná, além de gerar restrições como nome negativado, dificuldade para obter empréstimos, acessar linhas de crédito e assumir cargos públicos.
Quem deixa o IPVA em atraso também não consegue realizar o licenciamento do veículo, e o atraso também pesa no bolso. A multa é de 0,33% ao dia, acrescida de juros de mora com base na taxa Selic. Após 30 dias de inadimplência, a multa passa a ser fixa em 20% do valor do imposto.
Por outro lado, 2026 trouxe uma boa notícia para os motoristas. O IPVA teve uma redução expressiva, com queda média de 45,7% no valor cobrado e alíquota fixada em 1,9%. Com isso, o Paraná passa a integrar o grupo de estados com um dos IPVAs mais baixos do Brasil.
Até o momento, 36% dos veículos já tiveram o imposto pago integralmente, enquanto 28% realizou ao menos parte do pagamento. A recomendação é simples: manter o IPVA em dia para garantir tranquilidade e evitar penalidades, o que permite aproveitar todos os benefícios de estar com o veículo regularizado.



