Todos em prol de ajudar o pequeno Davi

Escute a rádio

Todos em prol de ajudar o pequeno Davi


4 de agosto de 2016

Foto: Tiago Amaral/ Rádio Colmeia

Foto: Tiago Amaral/ Rádio Colmeia

A comunidade de Porto União da Vitória está solicitando a ajuda da sociedade para se deslocar até a sede do Hemepar de União da Vitória, para fazer a coleta de sangue e cadastro para o tratamento contra a leucemia do pequeno Davi Braz Eurich, de quatro meses. Se uma das pessoas que forem ao Hemapar ser compatível, será possível fazer a doação de Medula.

Foto: Tiago Amaral/ Rádio Colmeia

Foto: Tiago Amaral/ Rádio Colmeia

Há uma campanha que está ganhando cada vez mais força intitulada como “Todos Pelo Davi”. Essa é uma página criada no Facebook para tentar achar um doador compatível de medula ao pequeno Davi que tem quatro meses de vida e já tem uma luta grande pela frente. O Davi tem leucemia decorrente de uma mutação genética, o que quer dizer que ele vai precisar fazer o transplante de Medula Óssea.

Muitas pessoas aderiram a esta campanha e já fizeram o cadastro para se tornar um doador, e nesta semana, acadêmicos do 2º e também do 4º período do curso de Biologia, estiveram no Banco de Sangue de União da Vitória, situado na rua Castro Alves ao lado do Pronto Socorro, para cada um fazer o cadastro para doação de medula óssea. Alguns já aproveitaram e fizeram doação de sangue, e o total 35 acadêmicos compareceram.

O acadêmico da Unespar Lucas Macedo, enfatiza a união dos alunos e diz que a comunidade pode chegar do Hemepar, fazer o seu cadastro.

 

 

Como funciona o cadastro?

 

Foto: Tiago Amaral/ Rádio Colmeia

Foto: Tiago Amaral/ Rádio Colmeia

Muita gente confunde o cadastro achando que já vai doar a medula, na realidade funciona da seguinte forma: você preenche um formulário simples, e é coletado cinco ml de sangue para análise, é simples, rápido e não dói!
O seu cadastro ficará em um banco de dados a nível Nacional e será válido até a pessoa completar 60 anos. Importante é comunicar cada vez que mudar o número telefone ou endereço.

A enfermeira do Hemepar Daiane Rodrigues, fala sobre o trabalho de coleta de sangue, e deixa o seu convite para a comunidade visitar a unidade e fazer o seu cadastro e coleta de sangue.

 

Se minha medula for compatível, como é o processo de retirada dela?

A chance de encontrar um doador compatível é de uma em cem mil e se for ainda um caso raro, é de uma em um milhão.

Caso a sua medula for compatível, antes da doação, o doador faz um rigoroso exame clínico incluindo exames complementares para confirmar o seu bom estado de saúde. Não há exigência quanto à mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação. A doação é feita em centro cirúrgico, sob anestesia, e tem duração de aproximadamente duas horas. São realizadas múltiplas funções, com agulhas, nos ossos posteriores da bacia e é aspirada a medula. Retira-se um volume de medula do doador de, no máximo, 15%. Esta retirada não causa qualquer comprometimento à saúde. (Fonte: INCA).

 

 

Todo processo é seguro, então entre nesta campanha do bem e procure uma unidade coletora de sangue mais próxima de sua casa e faça o seu cadastro, assim como o menino Davi, há milhares de pessoas esperando por um anjo, que pode ser você!

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Empresa cria robô que ajuda construir casas mais sustentáveis e baratas

Com inteligência artificial e um robô, essa empresa constrói casas sustentáveis diminuindo a emissão de poluição em até 80%. E a novidade pode ganhar o mundo! A startup britânica AUAR – Automated Architecture, conseguiu desenvolver um mini sistema de micro-fábricas. Em tempo recorde, eles conseguem entregar uma casa novinha de até seis andares de altura, […]

CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]