Uniguaçu forma primeira turma de Arquitetura e Urbanismo » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Uniguaçu forma primeira turma de Arquitetura e Urbanismo


14 de fevereiro de 2020

Foto: Comunicação Uniguaçu

Após cinco anos de desafios, chegou o dia tão esperado, a colação de grau da primeira turma do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu).  29 formandos estiveram reunidos com os seus familiares, amigos e colaboradores da Uniguaçu, festejando o título de Arquitetos e Urbanistas que receberam da Pró-Reitora de Extensão e Expansão da Uniguaçu, professora Marta Borges Maia, que no ato, foi a presidente da mesa diretiva.

A colação de grau aconteceu na sexta-feira, 07de fevereiro, no Centro de Eventos da Uniguaçu. Durante o evento, o formando com melhor desempenho no Simulado Dia e Noite de Avaliação (DNA), Lucas França Burgath, foi premiado com uma bolsa parcial para realizar um curso de pós-graduação, pelo Instituto Sul Paranaense de Altos Estudos da Uniguaçu (ISPAE). Já a nova Arquiteta e Urbanista Aline Wieczorkoski de Toledo, foi contemplada com uma bolsa integral de pós-graduação pelo melhor desempenho acadêmico.

Foto: Comunicação Uniguaçu

A formação em Arquitetura e Urbanismo permite ao profissional um vasto campo de atuação no mercado. Formaram-se agora 29 novos profissionais capazes de interagir de maneira dinâmica à realidade social, regional e nacional, equacionando os sistemas e componentes da arquitetura em função da sustentabilidade do todo arquitetônico e do conforto ambiental.

Nossos egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo podem trabalhar com projetos arquitetônicos, projetos de interiores, projetos paisagísticos, planejamento urbano, conservação e restauro do Patrimônio Histórico, conforto ambiental, topografia, estrutura e materiais.

O curso teve seu início em 2015 e acompanhando as constantes mudanças tecnológicas, foi sendo atualizado em relação à matriz curricular, atendendo às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso e às Diretrizes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), estrutura física e a contratação de docentes com experiências profissionais na área de Arquitetura e Urbanismo, atendendo essas demandas com olhos sobre ao ensino de qualidade, iniciação à pesquisa e extensão. O curso passou pelo reconhecimento do Ministério da Educação em visita “in loco”, sendo confirmada a qualidade no ensino com o conceito quatro (escala de um a cinco), sendo avaliados vários requisitos como estrutura física, bibliografia, qualificação do corpo docente e projeto pedagógico, aguardando apenas a publicação da Portaria em Diário Oficial da União pelo Ministério da Educação (MEC).

Além de fazer história dentro da Instituição, os novos profissionais têm a missão de projetar, coordenar e acompanhar a execução de casas, prédios, edificações públicas e privadas de acordo com critérios de estética, conforto, normas técnicas e funcionalidade, organizando também o crescimento das cidades, bairros e ruas.

Foto: Comunicação Uniguaçu

Como coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, a professora Paula Vaccari Toppel diz que participar e ver a evolução dos primeiros arquitetos e urbanistas da Uniguaçu é uma honra. “Agradeço todo o colegiado do curso pela excelente formação dos acadêmicos e agora colegas de profissão. Tenho muito orgulho de todos que fazem parte desta história, e nunca se esqueçam de sonhar e voar alto, pois o mundo de possibilidades está se abrindo para cada um a partir da graduação.”

Segundo o Reitor da Uniguaçu, professor Edson Aires da Silva, este é mais um sonho que se tornou realidade, pois agora lançamos no mercado de trabalho os novos arquitetos e urbanistas egressos da primeira turma de Arquitetura e Urbanismo da Uniguaçu. “É uma satisfação como Instituição podermos colocar na formação destes profissionais como forma de melhorar a prestação de serviços à comunidade, com pessoas extremamente preparadas para atender as expectativas e as necessidades de seus clientes, lembrando que formaram-se acadêmicos não apenas das cidades de Porto União e União da Vitória, mas também de outras cidades da região, ampliando ainda mais os impactos no desenvolvimento promovidos pela Uniguaçu, que cumpre com o seu compromisso.”

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]