UVA debate a Lei de bebidas alcoólicas em locais públicos » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

UVA debate a Lei de bebidas alcoólicas em locais públicos


26 de março de 2018

Na tarde de quinta-feira-feira ,22 de março, os Poderes Legislativo, Executivo, Ministério Público (MP) e Associação de Apoio para Dependentes de Álcool e outras Drogas (Adad), estiveram reunidos na Câmara para discutir a Lei nº 4264/2013, que dispõe sobre a proibição de comercialização e de consumo de bebidas alcoólicas em logradouros públicos.

Participaram da reunião vereadores, assessor jurídico da Prefeitura Fábio Nogueira, vice-prefeito Bachir Abbas e chefe de gabinete Antônio Nhoato, Salete Venâncio e Maria Isabel Scistowski, da instituição Adad e o Promotor Júlio Ribeiro de campos Neto.

Segundo Nhoatto, a discussão tem por objetivo a adaptação da Lei para que seja colocada em prática o mais breve possível, com auxílio de órgãos, como a Polícia Militar, conselhos, MP, Vigilância Sanitária, entre outros, tanto na elaboração do novo texto, quanto na aplicação.

“Para que a própria Prefeitura e órgãos envolvidos possam atuar, precisamos adequar esta Lei. Nossa intenção não é a proibição, como consta no texto atual, mas sim, aplicar algumas restrições, reeducar o consumo de bebidas em locais públicos, e só então, em casos de reincidências, aplicar notificações, desde valores em dinheiro, até a cassação de alvarás”, explica o chefe de gabinete.

Bachir Abbas, relata que a nova redação será enviada pelo Executivo à Câmara já no início do mês de abril, para que possa ser discutida, divulgada e possivelmente aprovada pelos vereadores.

“É necessário se ter essa regulamentação. Essa é uma solicitação de moradores e do próprio Conselho Municipal de Segurança (Conseg), estamos fazendo essas adaptações em conjunto. No começo do próximo mês encaminharemos para a Câmara e esperamos que ela (Lei nº4264/2013) seja alterada”, explica o vice-prefeito.

Em nome do MP, Júlio Ribeiro acrescentou artigos e parágrafos na Lei atual. Para o promotor, a ingestão de bebidas alcoólicas em locais públicos, tem produzido efeitos sociais e econômicos para toda a sociedade local, e que há tempo, o tema deixou de ser um mero lazer e possui repercussões no âmbito da criminalidade.

“Se o Legislativo e Executivo juntos, alterarem essa política de atenção, não tenho dúvidas que a consequência final será a redução da criminalidade, desoneração de serviços públicos de saúde, o que reverte em benefício para todos nós. Muito importante”, analisa.

Promotor fará o uso da Tribuna na sessão da primeira votação para justificar as alterações.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]